Concreto permeável: o que é e quais seus grandes atrativos?

image1 (2)

O concreto permeável permite o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. A finalidade é absorver certo volume de água, fazendo a recarga do lençol freático, ou escoar essa água através de dutos e drenos posicionados abaixo do pavimento. O uso desse material elimina os problemas ambientais e urbanos decorrentes da impermeabilização dos solos, além de reduzir enxurradas e enchentes.

O que é concreto permeável?

O concreto permeável, também conhecido como concreto poroso, tem como função o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. O material é praticamente similar ao concreto convencional.

O que os difere é uma pequena alteração no traço: o concreto permeável dispõe de proporções maiores de pedra e pouca ou nenhuma areia. Assim, a estrutura porosa apresenta-se com muitas cavidades que facilitam a passagem da água e do ar, gerando um maior índice de vazios, de 15% a 25%.

Enquanto o concreto convencional possui uma granulometria com boa distribuição, o concreto poroso tem essencialmente a mesma granulometria.

A partir da limitação do teor dos finos no traço do concreto, são criados poros interconectados que possibilitam que praticamente toda a água seja infiltrada na estrutura, funcionando, assim, como um sistema de drenagem.

Segundo consta, foi na França dos anos 40 que o concreto permeável começou sua história. O material foi criado pela necessidade que as cidades em crescimento tinham de se adequarem a diferentes solos. Mas, na época, o projeto não teria sido bem-sucedido.

Foi então que, na década de 1970, após o crescimento populacional no período pós-guerra, países como Estados Unidos, França, Suécia e Japão se interessaram novamente pelo material. E um dos motivos desse interesse seria justamente a necessidade de ter uma opção mais segura e confiável de pavimento para os tempos chuvosos.

Mas há uma vertente que afirma que o concreto permeável foi desenvolvido na Inglaterra por volta da década de 1950. Isso teria ocorrido por conta da demanda alta nas construções. Esse tipo de concreto seria mais econômico, além de oferecer a absorção da água em um país com enorme índice pluviométrico.

O que se sabe é que o concreto permeável passou a ser produzido de forma industrial em outros países a partir dos anos 80, firmando-se como uma tecnologia de ponta contra enchentes a partir do final dos anos 90. Já no Brasil, o concreto permeável voltado à pavimentação é algo mais recente.

image2 (2)
O concreto permeável aumenta a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

Como funciona o concreto permeável?

O concreto permeável tem, como vimos, a finalidade de absorver certo volume de água. Ele costuma ser utilizado principalmente para a pavimentação de áreas com trânsito em geral, estradas, estacionamentos, ciclovias e quadras poliesportivas. Por isso, também é conhecido como concreto drenante.

Para que o funcionamento ocorra de maneira correta, o concreto permeável precisa estar associado à uma base e sub-base granular (pedras ou britas), para que a água absorvida seja armazenada nessa estrutura.

Assim, quando é cessada a precipitação, a água pode ser absorvida pelo solo, fazendo a recarga do lençol freático. Além disso, pode ainda ser escoada através de dutos e drenos posicionados abaixo do pavimento.

Um bom exemplo do uso de concreto permeável pode ser observado na cidade de São Paulo. Por meio de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a prefeitura local, foi desenvolvido um asfalto poroso que permite que a água seja absorvida e fique armazenada em uma camada de 35 centímetros de pedra abaixo da superfície.

A água, abrigada temporariamente no espaço vazio entre as pedras, vai aos poucos saindo por um sistema de drenagem. O projeto, que teve a pesquisa realizada pelo professor José Rodolpho Martins, do Departamento de Hidráulica (USP), visa justamente conter as inundações comuns na capital paulista em dias de fortes chuvas.

O grande empecilho, nesse caso, é que a fragilidade do material pode não suportar o intenso e repetitivo tráfego dos mais variados tipos de veículos da cidade. Outro problema é que ele ainda não pode ser usado em regiões enlameadas, por perigo de entupimento dos poros.

Vale ressaltar que o concreto permeável pode ser produzido de duas formas: moldado in loco ou em peças pré-moldadas. O sistema pode durar até dez anos com a parte estrutural íntegra. Mesmo assim, é importante tomar cuidado com a colmatação, ou seja, o entupimento das camadas superiores por sujeira.

Já se sabe, também, que nos primeiros dois anos existe a tendência de o concreto poroso perder 50% da capacidade de permeabilização. Além disso, continua perdendo o restante gradativamente até completar sete anos, quando os vazios estão entupidos na superfície.

No caso do concreto permeável moldado in loco, a manutenção é feita com a retirada de 3 cm ou 4 cm da camada mais externa, que é substituída por uma nova. Se o sistema for de blocos, as opções são trocá-los por blocos novos ou arrancá-los cuidadosamente para trocá-los de lado.

image4 (1)
Exemplo de como funciona o concreto permeável e o sistema de drenagem.

Quais os grandes atrativos do concreto permeável?

São muitas as vantagens do uso do concreto permeável ou poroso. A seguir, conheça mais sobre alguns desses grandes atrativos.

Benefícios ambientais

O uso do concreto permeável elimina os problemas ambientais e urbanos decorrentes da impermeabilização do solo, possibilitando a infiltração direta de água para os aquíferos subterrâneos.

Outro grande benefício ao meio ambiente é a redução ou eliminação do escoamento superficial, permitindo a filtragem da poluição difusa ocasionada por óleos, fluídos automobilísticos e demais substâncias encontradas na pavimentação urbana. Essa poluição difusa tende a ser levada para os lagos, rios e oceanos.

E os benefícios ambientais não param por aí. A cor clara do material absorve menos radiação solar e a estrutura pouco densa armazena menos calor, auxiliando na redução do aquecimento das áreas urbanas.

Além disso, esse concreto ainda facilita a sobrevivência da arborização localizada em áreas pavimentadas, por permitir a chegada de ar e água até as raízes das plantas.

Vias para pedestres

O concreto poroso também oferece excelentes benefícios ao ser usado em vias e calçadas voltadas para pedestres. Um deles é evitar as poças de água que normalmente se formam em dias de chuva.

Com o concreto convencional, muitas calçadas sofrem com os danos ao longo do tempo, devido ao desgaste decorrente do excesso de água. Isso pode causar acidentes aos pedestres por conta de buracos, sem contar a necessidade de gastos públicos para o reparo.

Benefícios financeiros

Vários gastos podem ser reduzidos por conta do uso de um concreto permeável. Além do exemplo da calçada citado acima, o sistema de instalação com o piso intertravado permite que seja dispensado o uso de cimento e argamassa de assentamento.

Outra vantagem é que o material é reaproveitável. Sendo assim, pode ser reutilizado em caso de remoções e manutenções.

Redução de enchentes

Essa questão é uma das mais discutidas em nosso país, ano após ano. Reduzir as enxurradas e enchentes é um problema que se arrasta há décadas.

Os alagamentos ocorrem na proporção atual porque os pavimentos convencionais recebem alto volume de água em um curto período de tempo, e não é possível escoar todo esse volume através das drenagens existentes.

Com o concreto permeável, a água passa a ser absorvida pelo solo, já que o material permite a infiltração a partir da superfície. Assim, os demais sistemas urbanos de drenagem recebem uma quantidade menor de água da chuva.

A Lafarge Tarmac, empresa britânica do ramo de construção, desenvolveu há alguns anos um concreto permeável capaz de absorver mais de quatro mil litros de água em menos de um minuto. O projeto foi nomeado TOPMIX e serviu para mostrar ao mundo como a questão de enchentes pode, de fato, se beneficiar com o concreto drenante.

image1 (2)
Teste realizado pela Lafarge Tarmac, na Inglaterra, que mostrou a eficiência do concreto permeável para a absorção rápida de água.

Melhor aproveitamento de terrenos

O maior aproveitamento das áreas edificadas é um dos benefícios do uso do concreto poroso. Isso porque é permitido utilizar uma parcela das extensões dos pavimentos que devem permanecer porosas.

Para Cláudio Oliveira Silva, engenheiro e gerente de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), outro fator ainda joga a favor do material:

“(…) pode-se aproveitar incentivos fiscais por sua adoção. Algumas prefeituras já oferecem descontos no IPTU caso a edificação faça uso do pavimento permeável. Em relação a custos, depende de variáveis específicas do projeto, mas em alguns casos pode ser uma solução bem mais econômica”, afirmou Cláudio a um portal de informações sobre construção civil.

Vale ressaltar ainda que a área construída com o concreto permeável apresenta maior conforto e segurança para os usuários. Como foi citado há pouco, há redução na formação de poças de água e também maior aderência.

Outros benefícios

Além desses atrativos, o uso do concreto permeável traz outras vantagens. Tais como:

  • Possibilidade de reutilização da água da chuva;
  • Redução ou eliminação da necessidade de tanques de retenção;
  • Minimiza ou dispensa obras de microdrenagem local;
  • A rugosidade aumenta a tração dos veículos, prevenindo acidentes causados por deslizamentos;
  • Pode ser usado como zona de transição em barragens, junto aos maciços rochosos;
  • Pode ser produzido com qualquer tipo de agregado, o que permite a utilização de agregados locais;
  • Permite o desenvolvimento de terras mais produtivas;
  • Custo de ciclo de vida menor que outros concretos e asfalto;
  • Por ser feito com cimento, possibilita o acréscimo de pigmentos para se ter uma variedade de cores.

Concreto permeável pode ser aplicado em quais tipos de construções?

Relembrando algumas situações já citadas no artigo, o concreto permeável pode ser aplicado para a pavimentação de áreas com trânsito em geral, estradas, estacionamentos, vias pedestres, calçadas, ciclovias e quadras poliesportivas.

Pavimentos permeáveis podem ser instalados em jardins, calçadas e pátios para facilitar a drenagem. O concreto drenante pode ser vertido também para muros e outras superfícies e áreas onde é permitido que a água escorra através do concreto.

Além desses locais, podem ser citados parques, praças, estruturas hidráulicas, estufas de plantas e muro de arrimo. O material ainda serve como base permeável abaixo de pavimentos de alta resistência (camadas-base), isolamento térmico de paredes (alta porosidade) e barreira acústica.

E não para por aí. Tal material tem utilidade também para a construção de piscinões que estocam água das chuvas, como vimos dentre seus benefícios. Além de ser favorável ao meio ambiente, os piscinões possuem uma utilidade enorme em tempos de crise hídrica.

Se quando o concreto poroso começou a ser usado, servia apenas para alguns pavimentos por conta do clima chuvoso em alguns países, hoje já fica evidente uma gama enorme de possibilidades.

image3 (1)
Estacionamento feito com pavimento permeável.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o concreto permeável, benefícios do material e onde pode ser utilizado, ou caso queira nos ajudar com outros conhecimentos, compartilhe seus comentários. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

Deixe uma resposta