Bridges
PONTE CANAL ITAJURU
Consórcio:
Queiroz Galvão Oriente
Consultor:
Carlos Henrique Siqueira
Projetistas:
Vicente Garambone Filho e Vicente Garambone Neto
Concreteira:
Concreto Supermix S.A.
Foto: http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com.br
Localização:
Uruaçu – GO – Brasil – Rio Tocantins.
Características:
Vão central de 145m;
fck > 50MPa;
Resistência máxima atingida de 110MPa;
Recorde mundial em tempo de protensão com 16h;
Módulo de deformação de 32GPa com 16h.
Construção:
Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A
Tecnologia do Concreto:
Laboratório de Furnas Centrais Elétricas.
Aplicação:
Concreto Armado e Protendido.
Benefícios:
Concreto de Alta Resistência Inicial e Final;
Aumento de produtividade para cobrir prazo de 11 meses;
Combate a Reatividade álcali-agregado;
Redução no custo da estrutura em 10%.
Localização:
Cabo Frio – RJ – Brasil
Características:
Vão central de 85m com comprimento total de 165m;
fck > 40MPa;
10% de adição.
Construção:
Consórcio Nova ponte, formado por Oriente Construção
Civil e Triângulo Empreendimentos.
Projetista
Professor José Luiz Cardoso.
Aplicação:
Concreto Armado e Protendido.
Benefícios:
Redução no custo da estrutura;
Aumento da vida útil da estrutura pelo melhor desempenho frente a penetração íons cloreto;
Ausência de pilares centrais.
Localização:
Brusque-SC – Brasil
Características:
Primeira grande obra em concreto branco executada
no Brasil;
Vão 110m;
fck >35MPa;
Fck estatístico > 50MPa;
5% de adição.
Construção:
CODEB – Companhia de Desenvolvimento de Brusque.
Concreteira:
Vertical Concretos.
Tecnologia do Concreto:
Carlos Campos e Cauê Cimentos.
Projetista
Studio de Miranda Associati e Projemar Engenharia Ltda.
Aplicação:
Concreto Armado e Protendido.
Benefícios:
Aumento da vida útil da estrutura pelo melhor desempenho frente aos agentes agressivos;
Manutenção das características arquitetônicas pela menor permeabilidade do concreto