O que é concreto e quais os principais tipos utilizados na construção?

image1 (2)

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).

Aditivos e adições são produtos fundamentais para melhorar o desempenho do concreto. Historicamente, o uso desses materiais aumentou à medida que cresceu a necessidade de se obter concretos com características especiais.

O concreto é classificado como estrutural e não estrutural. O primeiro é utilizado na estrutura de uma construção, quando se faz necessário oferecer resistência suficiente para manter uma edificação em pé. O segundo, como por exemplo o concreto magro, é utilizado em partes não estruturais do edifício, possuindo uma menor resistência.

Para se obter um ótimo resultado, o concreto deve seguir um padrão na escolha de seus produtos. Além de cuidados em sua produção. Vejamos:

  • Utilizar cimento de boa qualidade;
  • Utilizar pedra e areia limpas: sem argila, barro, materiais orgânicos e grãos que esfarelem;
  • Umedecer as pedras quando expostas a uma grande insolação;
  • Utilizar água limpa e boa para beber;
  • Utilizar água em quantidade exata: o excesso diminui a resistência e a falta de água cria buracos na mistura;
  • Estar atento durante a mistura, o transporte, o lançamento, o adensamento e na cura do concreto.

Logo após ser produzido, o concreto vira uma massa para ser moldada. Sua trabalhabilidade faz com que ele seja um dos materiais preferidos dos arquitetos e engenheiros. A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do produto final.

Sem contar a resistência, que vai sendo adquirida à medida que o tempo passa e a mistura vai endurecendo.

Essa mistura deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.

Por conta do aumento da complexidade das estruturas nos dias atuais, houve uma necessidade no aumento das exigências com o resultado final do concreto. A evolução do concreto comum gerou vários outros tipos de mistura. Cada uma delas com suas características.

image1 (2)
Lançamento do concreto pronto.

 

Quais os principais tipos de concretos utilizados na construção civil?

Baseado nas variedades de materiais e suas quantidades utilizadas, é possível obter inúmeros tipos de concretos que podem ser usados na construção civil, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características.

Separamos a seguir os principais e mais importantes tipos de concretos.

Concreto convencional

Como o próprio nome sugere, trata-se do tipo de concreto mais utilizado nas obras. É aquele lançado nas fôrmas por método convencional, utilizando carrinho de mão, grua, caçamba, balde, entre outros.

O concreto convencional pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Concreto bombeável

Assim como o convencional, o concreto bombeável é muito utilizado em obras civis, além de possuir também características semelhantes e as mesmas vantagens em sua utilização. Sua diferença é a maior fluidez, justamente para que seja possível o seu bombeamento. Além de alcançar distâncias maiores em sua aplicação.

Para atingir esta fluidez, aumenta-se a quantidade de água ou a incorporação de aditivos químicos que promovam a maior trabalhabilidade e diminui-se a granulometria do agregado graúdo.
Concreto leve

Como o próprio nome sugere, o concreto leve tem densidade menor que o convencional. Isso ocorre devido a substituição dos agregados convencionais por agregados leves, como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA. Ou ainda pela incorporação de bolhas de ar no concreto.

Existem, basicamente, dois tipos de concreto leve. Um deles é o estrutural, em que a brita é substituída por argila expandida. O outro vem com ar incorporado, usado para preenchimentos e para vedação de paredes, painéis e divisórias. Suas vantagens são: redução de peso próprio e isolante termo-acústico.

Concreto pesado

A característica principal desse tipo de concreto é a sua alta densidade, obtida com a utilização de agregados especiais, como a hematita, a magnetita e a barita. Isso faz com que tal tipo de mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações.

Suas aplicações mais frequentes são em contrapesos de estruturas pesadas, como gasodutos, por exemplo. Além de salas de raio X, hospitais e usinas que tenham algum tipo de radiação.

Concreto projetado

Por conta de o nosso relevo demandar muitas obras de contenção, esse é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil. Ele possui uma fluidez ainda maior que o bombeável, com aditivos que elevam sua aderência ao substrato.

É aplicado com máquinas de pressão que lançam um jato de concreto projetado sobre as superfícies. Geralmente, são utilizados em encostas para evitar deslizamentos, túneis, etc

Concreto autoadensável

Apontado como a principal inovação tecnológica do século passado, o concreto autoadensável tem como características a fluidez e a resistência à segregação, diferenciando-se de outros materiais que queiram imitá-lo. Outra propriedade importante do produto é a habilidade passante. No autoadensável, mesmo muito fluido os agregados e a pasta de cimento não segregam.

Um concreto auto adensável típico possui espalhamento mínimo de 550 mm, podendo ser lançado e adensado sem vibração. Ele é muito utilizado em concretagens submersas e fábricas de pré-moldados.

image2 (1)
Concreto autoadensável.

Concreto submerso

Este tipo de concreto é aplicado na presença de água, como alguns tubulões, barragens, estruturas submersas no mar ou em água doce, estruturas de contenção ou em meio à lama bentonítica, como é o caso das paredes diafragma.

No ambiente marinho, ele deve estar preparado para sofrer uma série de agressões ao longo do seu tempo de vida. O uso de sílica ativa é uma saída importante, cujo objetivo é diminuir a permeabilidade do material.

Concreto pré-moldado e pré-fabricado

Trata-se de uma estrutura cujos elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas ou moldadas no próprio canteiro da obra para serem montadas no momento oportuno.

Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final.

Existem outros tipos de concreto utilizados na construção civil. Caso você conheça alguns deles, aproveite o espaço e compartilhe conosco seus comentários.

Deixe uma resposta