Piso de alto desempenho: o que é e quais cuidados se deve ter na hora de executar o serviço?

image1 (3)

O piso de alto desempenho é um revestimento totalmente indicado para ambientes de tráfego intenso e pesado. Afinal, falamos da necessidade de um local que seja altamente resistente para se transitar.

Tal piso é normalmente utilizado em áreas industriais com grande trânsito de caminhões pesados ou empilhadeiras, pátios em geral, estacionamentos, áreas portuárias ou aeroportuárias e indústrias químicas ou alimentícias, em razão da presença de agentes químicos.

Por conta disso, esse revestimento está relacionado a índices de nivelamento e resistência a ataques mecânicos e químicos (como citado), que normalmente são considerados por engenheiros e projetistas na hora de realizar o projeto de uma obra.

image2 (3)
Piso de alto desempenho em um armazém de indústria.

 

Quais cuidados a construtora deve ter na hora de fazer um piso de alto desempenho?

Não custa lembrar que de nada adianta executar um revestimento de alto desempenho com excelentes produtos e alta espessura se a preparação e execução forem mal feitas. E, como resultado, o piso começar a se danificar com o tempo por conta do uso constante.

Como se trata de um revestimento voltado para suportar tráfego dos mais variados níveis e a presença de agentes químicos, alguns critérios técnicos devem ser observados pela construtora no momento de fazer um piso de alto de desempenho.

A empresa deve dispor de profissionais especializados e treinados, que possuam o conhecimento e os equipamentos necessários para a execução de um trabalho eficaz e de qualidade.

É preciso ter o máximo cuidado possível com o controle tecnológico e com a aplicação do concreto. Além disso, o acabamento deve ser muito bem realizado. As construtoras também devem se atentar ao tipo de composição exata a ser utilizada.

Os revestimentos de alto desempenho podem ter em sua composição o uretano, poliuretano, epóxi e condutores. Cada um com sua indicação de acordo com a necessidade da indústria em questão.

  • Epóxi: resistente ao peso de máquinas a agentes químicos, ideal para qualquer tipo de indústria e seu segmento;
  • Uretano: para o uso em indústrias químicas e alimentícias por conta de alta resistência térmica e mecânica. Contém agentes contra bactérias e fungos que se encaixam nos dois segmentos citados;
  • Poliuretano: é resistente à troca de temperaturas extremas e à umidade excessiva, sendo ideal para ambientes com manipulação de alimentos.

Com relação aos cuidados de aplicação, geralmente esses pisos devem ser instalados diretamente apoiados no terreno ou sobre estacas, quando o solo não tem capacidade de aguentar as cargas futuras que deverão ser suportadas.

Em termos de reforço estrutural que os pisos possuem, eles podem ser reforçados com fibras (metálicas ou sintéticas), protendido, concreto armado ou em concreto simples, sendo este último o menos comum para obras industriais.

Quais equipamentos e ferramentas são necessários na execução do serviço?

Existem alguns equipamentos básicos para a instalação de um piso de alto desempenho. Vamos conferir cada um deles a seguir:

  • Mestras metálicas: com suas barras de transferência;
  • Nível a laser: para nivelamento com precisão das mestras metálicas;
  • Régua vibratória: com no mínimo 3 metros de comprimento;
  • Rodo de planicidade: que deverá ser passado transversalmente ao pano de concretagem;
  • Float de aço: para eliminar possíveis ondulações deixadas pelo rodo de planicidade, promovendo simultaneamente a exsudação do excesso de água no concreto;
  • Acabadora de superfície (simples ou dupla): deve estar equipada com lâminas de aço, de preferência com acoplamento do disco de flotação;
  • Desempenadeiras manuais: para finalização e acabamento de cantos, como em paredes e escadas;
  • Máquina de serrar piso: equipada com disco de corte diamantado.
image1 (3)
Finalização de um piso de alto desempenho.

Quais os erros mais comuns cometidos na execução desse serviço?

Um dos erros que podem ser cometidos durante o processo que se refere à instalação do piso de alto desempenho é não estudar e verificar com antecedência o terreno onde será utilizado o revestimento. E não conhecer sua drenagem e compactação.

Desconsiderar a necessidade de contar com um bom projeto que apresente boas especificações, dimensionamento e oriente as etapas construtivas é um convite para o insucesso.

A falta de um profissional com conhecimento específico e capacitado, tanto no planejamento quanto na execução do serviço, pode levar a problemas sérios e relevantes. Isso engloba a escolha da melhor solução e a escolha dos materiais a serem utilizados, ocasionando grandes prejuízos ao cliente final.

Devido a atrasos na entrega de uma obra, por exemplo, pode ocorrer de um piso dessa envergadura ser feito antes da existência de uma cobertura no local. A concretagem do piso a céu aberto pode ocasionar alguns desvios que certamente resultarão em futuras patologias, como as fissuras.

Um erro simples, mas que pode acontecer até mesmo aos profissionais experientes, é trabalhar sob uma iluminação inadequada durante a execução de qualquer tipo de revestimento.

A importância da tecnologia do concreto em pisos de alto desempenho

No que diz respeito aos avanços tecnológicos, a tendência mundial é no maior uso de concretos com aditivose adições, que possibilitam maior resistência das peças. O que significa maior durabilidade do piso e redução, ou até eliminação, da ocorrência de fissuras após a instalação.

É na composição do concreto que poderemos evitar trincas e melhorar propriedades como a resistência à abrasão, importante em pisos que haverá circulação de empilhadeiras

Os aditivos misturados ao concreto têm a função de reduzir o volume de água necessária para a obtenção de determinada trabalhabilidade.

O concreto de melhor qualidade, por exemplo, geralmente é elaborado com adições minerais, como asílica ativa, além de aditivos superplastificantes. Os concretos assim obtidos têm excelentes propriedades.

É aplicado em obras civis especiais, hidráulicas em geral e em recuperações. Suas vantagens são: aumento da durabilidade e vida útil das obras; redução dos custos da obra e melhor aproveitamento das áreas disponíveis para construção.

Você tem outras informações sobre piso de alto de desempenho, os cuidados e equipamentos a serem utilizados em sua aplicação? Então compartilhe com a gente seus conhecimentos através dos comentários.

Deixe uma resposta