Paredes de concreto moldadas “in loco”: o que são e por que usá-las na sua obra?

image1 (1)

O que são paredes de concreto moldadas “in loco”?

O termo in loco é uma expressão originária do latim que tem como significado “no próprio local” ou “no lugar”. Na construção civil, paredes de concreto moldadas in loco é equivalente a uma parede de concreto que foi feita no local onde está sendo trabalhada a construção. Trata-se de um expediente construtivo racionalizado bastante utilizado nos dias de hoje.

A partir dessa definição, podemos dizer que esse sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas. No sistema, as paredes são executadas na espessura final, eliminando-se o reboco.

A intenção de moldar in loco é evitar o duplo trabalho, o que gera economia. Afinal, quando a moldagem é feita no local definitivo, evita-se uma série de gastos e mão de obra.

Além disso, a estrutura monolítica pode se tornar mais resistente, pois todas as paredes formam um único elemento estrutural, fazendo com que as tensões sejam distribuídas e absorvidas de maneira sistêmica.

Portanto, a intenção da concepção do sistema construtivo de paredes de concreto in loco é viabilizar a execução de obras de maneira mais eficaz, com baixo custo e alto desempenho estrutural.

O uso desse sistema no Brasil começou ainda na década de 1970, para atender a necessidade de entrega rápida dos empreendimentos incentivados pelo governo brasileiro. Mas, o uso de paredes de concreto teve certa queda com o passar dos anos, sendo retomado com força por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em 2009.

Nesse programa, as construtoras buscavam, justamente, um tempo de construção pequeno. O que é exatamente o que esse tipo de parede pode oferecer, além de estruturas de boa qualidade e custo reduzido.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, esse sistema construtivo, que utiliza paredes de concreto moldadas no local da obra para o programa do governo federal, esteve presente em 36% das unidades produzidas em 2014. A partir do segundo semestre de 2015, esse percentual cresceu para 52% (auge do programa).

image1 (1)
Obra com paredes de concreto moldadas in loco. Fonte: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&ei=bckVWo6aEYeXwgTL2o2QDw&q=paredes+de+concreto&oq=paredes+de+concreto&gs_l=psy-ab.3…19933.21364.0.21428.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0….0…1c.1.64.psy-ab..0.0.0….0.C7tyhpfVP5w#imgrc=JAuh_D4Z_S9HwM:

Quais as principais características das paredes de concreto?

Normalmente a espessura das paredes de concreto e das lajes é de 10 cm. Ambas são armadas com telas de aço eletrossoldadas de malha quadrada de 100 mm e fios com diâmetro de 4,2 mm. Basicamente, um projeto estrutural metálico é montado e apoiado com escoras, deixando um vão na estrutura. Esse vão deverá ser preenchido com concreto.

Antes da concretagem, deve-se montar todas as tubulações elétricas e de água, visto que as paredes serão feitas de concreto usinado. A escolha do concreto é de suma importância, claro. O material deve possuir a resistência adequada para a obra, além da maleabilidade correta. E tudo depende das características das estruturas.

Geralmente, para chegar ao ponto de aplicação nas paredes, o concreto usinado precisa ser bombeado do caminhão betoneira. O concreto não necessita de adensamento mecânico, exceto em locais bem específicos.

Após o processo, espera-se um dia para que as paredes adquiram resistência suficiente para se sustentarem sozinhas. Depois, as fôrmas metálicas são removidas e toda a estrutura está preparada para a próxima fase de execução, como pintura, acabamento, etc.

Uma das características que mais pesa na escolha da utilização das paredes de concreto é a diminuição do tempo da obra, que chega a ser 50% menor em relação a uma construção convencional. Isso, claro, influencia diretamente na redução de custo no canteiro de obra e na contração de profissionais.

Quais as principais vantagens e desvantagens da parede de concreto “in loco”?

Assim como todas as variáveis existentes na construção civil, encontramos excelentes vantagens e também algumas desvantagens nas aplicações das paredes de concreto in loco.

A seguir, conheça alguns dos motivos pelos quais esse tipo de sistema vale a pena, assim como algumas situações que merecem atenção.

Vantagens da parede de concreto “in loco”

Agilidade na construção: devido às placas serem montadas previamente, todas as estruturas hidráulicas e elétricas podem ser feitas antes da etapa da concretagem. Além disso, o tempo entre a concretagem e o desmolde é de cerca de 12 horas.

Redução de custos: com a agilidade na construção, o custo da obra é reduzido; as fôrmas de sustentação podem ser de plástico, o que viabiliza ainda mais o processo; e é possível prever com antecedência todos os gastos da obra.

Acabamento simples: não é necessária a utilização de chapisco e reboco para o acabamento das paredes, que pode ser feito diretamente sobre a estrutura, com a aplicação de textura.

Qualidade construtiva: essas paredes oferecem mais qualidade do que os demais sistemas construtivos. As fôrmas de moldagem garantem uma obra em perfeito esquadrejamento.

Isolante: esse sistema produz resultados excelentes de isolamento térmico e acústico, pois o concreto é um isolante melhor em comparação aos tradicionais tijolos de barro.

Patologias minimizadas: por meio da aplicação do concreto, é possível minimizar as patologias das paredes moldadas in loco, como fissuras ou rachaduras.

Massa niveladora: as paredes de concreto in loco são ideais para serem revestidas por massas niveladoras, visto que são mais lisas do que os outros tipos de construção. Assim, o processo de revestimento é reduzido. Além disso, as paredes ganham ainda mais qualidade por terem as estruturas hidráulicas e elétricas previamente construídas.

Versatilidade: tais paredes são  versáteis, atendendo a projetos de diferentes tamanhos e formas, como edifícios residenciais, indústrias e galpões, painéis com tratamentos decorativos, entre outros.

Resistência a agressões: o concreto é muito resistente a processos químicos e físicos, incluindo o fogo.

Sustentabilidade: as paredes de concreto moldadas in loco minimizam os resíduos. Diferentemente das construções de alvenaria, nas quais a parede é quebrada para realizar a montagem das partes hidráulica e elétrica.

Limpeza: no geral, além de gerar menos resíduo, esse sistema resulta em um canteiro de obras mais organizado e limpo.

image2 (1)
Versáteis, as paredes atendem projetos de diferentes tamanhos e formatos.

Desvantagens da parede de concreto “in loco”

Custo alto da reforma: em caso de uma eventual reforma, o custo será alto, já que a resistência das paredes de concreto é grande. Isso resulta em um maior trabalho para quebrá-las. A mesma dificuldade se encontra no caso da necessidade de alguma mudança não planejada.

Custo alto das fôrmas: para evitar esse gasto, essa tecnologia é usada apenas quando as fôrmas podem ser reaproveitadas em outras unidades.

Reaproveitamento das fôrmas: em contrapartida, dificilmente um conjunto de fôrmas poderá ser utilizado em mais de um projeto de construção. Isso porque elas são feitas com base em um projeto, tendo as dimensões e os encaixes específicos para determinada obra.

Quais as principais características dos materiais e componentes utilizados?

Concreto

Dentre as características específicas dos materiais e componentes utilizados nas paredes moldadas in loco, serão listados, primeiramente, quatro excelentes tipos de concreto. São eles:

  • Concreto celular (Tipo L1);
  • Concreto com elevado teor de ar incorporado – até 9% (Tipo M);
  • Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica (Tipo L2);
  • Concreto convencional ou concreto autoadensável (Tipo N).

O concreto autoadensável, especificamente, foi apontado como a principal inovação tecnológica do século passado. O material tem como características a fluidez e a resistência à segregação, diferenciando-se de outros materiais disponíveis no mercado.

Outra propriedade importante do produto é a habilidade passante. No autoadensável, os agregados não segregam. Um concreto autoadensável típico possui espalhamento superior a 550 mm, podendo ser lançado e adensado sem vibração.

Muito importante atentar a durabilidade do concreto que será utilizado, e um dos artifícios de se obter é utilizando a sílica ativa, que além de agregar durabilidade também proporciona maiores resistências ao concreto.

Fôrmas

A escolha adequada das fôrmas potencializa os ganhos do sistema. Na hora de definir a fôrma ideal, além das características de manuseio, durabilidade e economia, é preciso avaliar também a melhor opção entre os tipos indicados abaixo:

  • Fôrmas metálicas (quadros e chapas em alumínio ou aço);
  • Fôrmas metálicas + compensado (quadros em alumínio ou aço e chapas de madeira compensada ou material sintético);
  • Fôrmas plásticas (quadros e chapas de plástico reciclável).

Ao escolher o sistema de fôrmas, alguns fatores devem ser levados em consideração. Entre os mais importantes, estão: durabilidade da chapa e número de reutilizações, durabilidade da estrutura, modulação dos painéis, flexibilidade diante das opções de projeto e adequação à fixação de embutidos.

Armação

A armação adotada no sistema de parede de concreto in loco tem como requisitos básicos: resistir a esforços de flexo-torção nas paredes, controlar a retração do concreto e estruturar e fixar as tubulações de elétrica, hidráulica e gás.

Na maioria das vezes, utilizam-se telas soldadas posicionadas no eixo vertical das paredes ou nas duas faces – dependendo do dimensionamento do projetista –, além de barras em pontos específicos, tais como cinta superior nas paredes, vergas, contravergas, entre outras.

image3
Exemplo de casas com paredes de concreto moldadas in loco.

Mão de obra

Essa é uma das características básicas na construção de paredes de concreto de qualidade. Por isso, é importante ressaltar que a produtividade da mão de obra é potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema de construção in loco.

Esses gabaritados profissionais são operários multifuncionais, que atuam como montadores especializados. Eles, invariavelmente, executam todas as tarefas necessárias, tais como: armação, instalações elétricas e hidráulicas, montagem das fôrmas, concretagem e desforma.

Vale salientar que um dos principais empecilhos para uma maior aceitação das paredes de concreto in loco é a cultura construtiva brasileira. Basicamente, essa cultura encontra-se voltada para as obras de alvenaria, com tijolos de cerâmica. Mas, a boa notícia é que esse pensamento vem sendo superado.

Agora, aproveite para compartilhar conosco informações e dúvidas com relação às paredes de concreto moldadas in loco. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

Deixe uma resposta