Concreto translúcido: saiba tudo sobre essa inovação para as construções

image1 (3)

O concreto translúcido permite a passagem de luz, a ponto de deixar à mostra a silhueta de uma pessoa ou de um objeto. O material, maleável e impermeável, possibilita que as paredes ofereçam até 70% de passagem de luz, o que o torna ideal como solução ambientalmente sustentável.

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em concreto é aquele material pesado feito de britas, areia e cimento. Mas, engana-se quem pensa que esse é o único tipo. O concreto translúcido é uma grande inovação da construção civil e vem como solução para muitas necessidades arquitetônicas e ambientais.

Isso porque, com o concreto translúcido, são criados monumentos e elementos decorativos em casas, praças, museus e edifícios, por exemplo. Mas, a tecnologia empregada nesse material vai além da aparência, também está presente nas estruturas.

Como você verá a seguir, esse tipo de material também é chamado de concreto transparente, pois, na concepção da palavra, é realmente possível ver o que acontece do outro lado de uma parede.

Então, prepare-se para conhecer em detalhes uma das maiores inovações da construção civil deste século: o concreto translúcido.

O que é concreto translúcido?

O concreto translúcido tem a resistência do concreto convencional. Porém, surpreende por permitir a passagem de luz, a ponto de deixar à mostra a silhueta de uma pessoa ou de um objeto. Por isso, leva esse nome tão peculiar.

Foi um arquiteto húngaro chamado Áron Losonczi que, em 2001, apresentou essa invenção ao mundo, revolucionando o mercado da construção, arquitetura e decoração de ambientes. Não só por ser um material tecnológico e diferenciado, mas também por apresentar força e solidez.

O concreto translúcido surgiu da mistura de fibra de vidro com a composição de agregados, cimento, aditivos e água. Losonczi incluiu uma mistura de cimento com milhares de fibras ópticas de diâmetros que variavam de 2 μ a 2 mm. Elas foram distribuídas em camadas ou células, permitindo uma passagem considerável de luz através das estruturas.

Esse material possibilita levantar paredes quase transparentes com até 20 metros de espessura, sendo mais resistentes e menos pesadas do que as construídas em concreto convencional.

Segundo a LitraCon, que comprou os direitos do material e passou a fabricá-lo, o produto é composto por 5% de fibras ópticas e 95% de concreto, e suporta cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado.

Entre outras características desse tipo de material, podem ser citadas a maior maleabilidade e impermeabilidade em relação ao concreto tradicional.

Sem contar a maior resistência ao fogo, com um processo de cura e produção realizadas da mesma maneira que é feito no convencional, com densidade de 2.100 kg/m3. Essas características, aliadas à resistência, dificultam as chances de rachaduras e infiltrações.

Além de ser considerada a casa do concreto translúcido, a Hungria é também um dos países que mais exportam peças do material. Outros países europeus, como Alemanha, Áustria e República Checa, também estão se consolidado industrialmente na produção da tecnologia.

image4 (2)
Concreto translúcido permite ver silhuetas através da parede.

 

Quais as grandes vantagens do concreto translúcido?

Uma das grandes vantagens do uso do concreto translúcido diz respeito ao meio ambiente. Em geral, construções que utilizam a tecnologia permitem até 70% de passagem da luz, o que o torna ideal como solução ambientalmente sustentável.

O material chega a gerar uma considerável economia de energia elétrica no espaço em que é utilizado, visto que cerca de 45% do gasto energético de uma casa é somente com a iluminação.

E a economia de energia não é voltada unicamente para casas e edifícios. Outros locais, como estações de metrô, museus, hotéis e universidades em países mais desenvolvidos já estão se beneficiando da inovação.

Além disso, o uso desse concreto diminui a necessidade de materiais de acabamento como gesso e pintura, gerando redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Até mesmo a segurança passa a ser um item a ser considerado. Afinal, é possível ver sombras e movimentos que ocorrem no lado de fora de um ambiente durante a noite, desde que as luzes internas estejam acesas, claro.

Já para um projeto arquitetônico comercial, o concreto translúcido tem a vantagem de proporcionar detalhes diferenciados para as fachadas, o que destaca a marca de uma empresa. O uso nesse cenário, aliás, já vem sendo aproveitado na Europa e no Japão.

Clínicas e laboratórios têm ainda mais um benefício com o uso do concreto translúcido, visto que o concreto com fibra óptica possui propriedades fungicidas.

Ainda pode ser destacada a versatilidade do material, que pode ser usado em pisos, telhados, guarnições, móveis, objetos decorativos, entre outros. Um prato cheio para arquitetos e decoradores.

Entre as vantagens desse material em relação ao concreto convencional, podem ser destacados:

  • Permissão da transmissão de luz natural ou artificial para o interior dos ambientes;
  • Redução do consumo de energia;
  • Maior maleabilidade e impermeabilidade;
  • Resistência à compressão e peso 30% menor;
  • Chances diminuídas de rachaduras e infiltrações;
  • Ganho na estética.
image3 (2)
Iluminação natural interna em um ambiente com uma parede feita de concreto translúcido.

 

E as desvantagens?

Entre as desvantagens da utilização do concreto translúcido, pode ser citado o alto custo do metro quadrado. Apesar de a fabricação ser relativamente simples, o material custa cerca de €1.000 (euros) por m², valor próximo a R$ 4 mil reais.

Por ser uma tecnologia relativamente nova no mercado, principalmente no Brasil, a falta de uma mão de obra especializada é outra desvantagem.

Levará um tempo significativo até os profissionais brasileiros se ambientarem com o concreto translúcido, a fim de realizarem um trabalho de categoria. Sendo assim, o custo da mão de obra gabaritada acabará sendo caríssima.

Não bastassem as duas situações citadas acima, o material ainda não é reconhecido pelas normas técnicas atuais. Na realidade, é considerado como um produto de vedação, com uso restrito apenas à decoração.

Onde esse concreto já foi utilizado?

A seguir estão algumas situações e lugares pelo mundo onde o concreto translúcido foi utilizado com absoluto sucesso.

Suécia (quebra-molas)

Um dos exemplos mais clássicos da utilização do concreto translúcido é na cidade de Estocolmo, capital e maior município da Suécia.

A tecnologia foi adotada em quebra-molas, colocando-se LEDs (lâmpadas com baixo consumo de energia e alta durabilidade) dentro de cada bloco, que, então, acendem ao escurecer. A solução serve como auxílio na sinalização para os motoristas.

Hungria (bancos em praça)

Doze bancos disponíveis na Praça Erzsébet, localizada na belíssima cidade de Budapeste, capital da Hungria, foram feitos com o concreto translúcido. O local costuma ser muito frequentado por jovens ao final da tarde para curtirem os dias mais quentes.

Os bancos foram feitos com painéis LitraCon PXL de 80mm de espessura e podem ser iluminados durante a noite, o que garante um charme a mais ao local.

a571e0_d102aee1fdf34fada0bd2442f8009413
Bancos desenvolvidos com concreto translúcido em Budapeste, na Hungria.

 

Hungria (museu)

Outro belo local na Hungria, desta vez na cidade de Pécs, recebe o concreto transparente na composição. Trata-se do Museu Cella Septichora. Lá, o material foi utilizado na porta de entrada principal, que foi feita com blocos LitraCon Classic de 10 cm de espessura.

image1 (3)
A beleza e a elegância do concreto translúcido no Museu Cella Septichora, em Pécs, na Hungria.

 

Hungria (universidade)

Na Universidade Corvinus, também em Budapeste, na Hungria, foram utilizados blocos pretos e brancos do LitraCon Classic na recepção principal e no auditório principal. Vale lembrar que a Hungria é considerada o berço do concreto translúcido. Por isso, muitos lugares no país possuem o material em suas obras.

image2 (3)
Outro exemplo de uso do concreto translúcido na Hungria, país onde a técnica surgiu.

 

Brasil (presídio)

Apesar de a tecnologia ainda ser nova no Brasil, um presídio modelo localizado em Canoas, no Rio Grande do Sul, teve celas experimentais construídas com concreto translúcido.

O objetivo foi melhorar a iluminação nas celas de forma natural, o que dispensaria a necessidade de interruptores e lâmpadas internas. Muitas vezes, essas lâmpadas são quebradas e utilizadas como armas pelos detentos.

Hungria (luminárias)

O próprio arquiteto criador do concreto translúcido, Áron Losonczi, utilizando blocos LitraCon Classic, vidro e aço inoxidável, criou luminárias incríveis para decoração. O LitraCube Lamp, como foi denominado, pesa 10kg e está disponível em três cores: branco, cinza e preto.

image5
Belíssima luminária desenhada por Áron Losonczi, criador do concreto translúcido.

 

Qual a atual situação desse concreto no Brasil?

No Brasil, o concreto translúcido ainda está desenvolvimento, ficando restrito apenas às pesquisas acadêmicas. Por enquanto, nenhuma empresa se dispôs a produzir o material em larga escala.

Há alguns anos, o Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará, e o Laboratório de Tecnologia da Construção da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado, no Rio Grande do Sul, conseguiram desenvolver o material no Brasil.

Além dessas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2013, e, mais recentemente, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) também realizaram alguns testes.

A técnica visa à inserção de fibras ópticas no interior de uma fôrma na qual o bloco é concretado, passando por um processo de cura na sequência. Depois, é submerso na água. Enquanto a instituição cearense levou dois dias para fabricar cada bloco, a Univates levou três dias para o mesmo processo. Isso mostra a influência do clima na produção.

Como tal tecnologia ainda não decolou no Brasil, os pesquisadores daqui buscam conseguir reduzir o custo de fabricação do concreto translúcido para, aí sim, fazer com que ele ganhe mercado.

Para isso, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, vem fazendo com que a técnica ganhe agilidade no país.

O professor Bernardo Tutikian, coordenador do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance), diz que a vantagem da produção desenvolvida na Unisinos é que ela gera peças únicas.

Bernardo Tutikian apresentou o projeto no Concrete Show, em agosto do ano passado, na cidade de São Paulo. O evento é conhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil na região, sendo o único da América Latina a atender, de ponta a ponta, toda a cadeia construtiva do concreto.

Vale ressaltar que, atualmente, existe no mercado um produto similar produzido por uma empresa alemã. Porém, ao contrário do concreto desenvolvido por Áron Losonczi, esse produto diminuiu o número de fibras, mas aumentou a espessura.

Esse tipo de concreto similar também usa fibras plásticas e possui características de isolamento térmico, razão pela qual é frequentemente usado em fachadas sanduíche. É resistente a geadas e ao sal de descongelamento, altamente resistente aos raios ultravioleta, resistência à compressão de até 90 MPa e densidade aparente entre 2.100 e 2.300 kg /m3.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o concreto translúcido, as vantagens e o futuro do uso desse material no Brasil, ou queira nos ajudar com outros conhecimentos, compartilhe seus comentários. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

Deixe uma resposta