O que é a certificação LEED e como conseguir uma?

image2 (5)

A certificação LEED fornece uma estrutura para criar edifícios verdes altamente eficientes e com economia de custos. A documentação avalia o desempenho ambiental das construções. Essa avaliação é feita por meio de pontuação atribuída pelo preenchimento dos requisitos de cada critério adotado na construção.

O que é certificação LEED?

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design que, traduzindo para o português, é Liderança em Energia e Design Ambiental. Já a certificação LEED é uma documentação internacional criada pelo United States Green Building Council (USGBC), em 1993, que visa guiar as construções civis para um caminho mais sustentável.

Segundo denomina a própria USGBC, LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais utilizado no mundo. Está presente em mais de 165 países e territórios.

A USGBC foi fundada e liderada até 2006 pelo especialista em transformação de mercado norte-americano Robert K. Watson.

Depois de ajudar a criar o conceito de construção verde, Watson fundou o EcoTech International Group (ETI) para atender à crescente demanda por tecnologias e serviços de construções ecológicas na China, Rússia, Índia e nos Estados Unidos.

Disponível para praticamente todos os tipos de projetos de construção, comunidade e casa, o LEED fornece uma estrutura para criar edifícios verdes saudáveis, altamente eficientes e com economia de custos.

Em resumo, a certificação LEED é um símbolo mundialmente reconhecido de sustentabilidade. Esse documento avalia o desempenho ambiental das construções por meio de pontuação atribuída pelo preenchimento dos requisitos de cada critério adotado na construção.

Na avaliação, leva-se em consideração todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção, construção e operação até o descarte dos resíduos após a vida útil da obra.

Os critérios da avaliação dizem respeito ao Espaço Sustentável, Localização e Transporte, Eficiência do Uso da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Inovação, Créditos de Prioridade Regional e Processo Integrativo.

Não é novidade que o ramo da construção civil é considerado um dos maiores causadores de impactos ambientais existentes. Isso ocorre justamente pelo ramo envolver atividades que modificam o meio ambiente nas fases de planejamento, construção e uso.

Tudo porque há uma grande quantidade de resíduos gerados e um consumo excessivo dos recursos naturais, como água e energia, o que interfere e compromete diretamente o equilíbrio do meio ambiente.

É por esse motivo que é preciso empregar o conceito de desenvolvimento sustentável às construções, com o intuito de minimizar o impacto ambiental.

Assim, na busca pelo desenvolvimento sustentável, é imprescindível um olhar holístico para encontrar soluções verdes no ramo das construções. Tudo a fim de obter um melhor desempenho ambiental.

images
O LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais utilizado no mundo.

 

Qual a importância da certificação LEED?

Acima já foram abordados alguns fatores que justificam a importância da certificação LEED para a construção civil. Dentro dos padrões de sustentabilidade sugeridos, os edifícios LEED economizam energia, água, recursos, geram menos resíduos e ajudam a saúde humana.

A seguir, estão outras questões importantes relacionadas à certificação:

  • Os edifícios LEED atraem os inquilinos, custam menos para operar e aumentam a produtividade e a retenção dos funcionários. Há, ainda, ganhos de competitividade, mais evidentes para edifícios comerciais. Tudo isso se traduz em valorização da propriedade acima do valor médio de mercado;
  • Concentra-se em materiais para entender melhor o que há neles e o efeito que esses componentes têm sobre a saúde humana e o meio ambiente;
  • Usa uma abordagem mais forte e baseada em desempenho para a qualidade ambiental interna, gerando um melhor conforto dos ocupantes;
  • Fornece uma imagem mais clara da eficiência da água, avaliando o uso total na construção;
  • Do ponto de vista social, o selo LEED representa mais conscientização, segurança e saúde dos trabalhadores e ocupantes. Há um aumento do senso de comunidade que se transforma em satisfação e bem-estar dos usuários.

O LEED é válido para todos os edifícios em qualquer lugar, independentemente da fase do ciclo de vida da construção.

Dos hospitais aos centros de dados, dos edifícios históricos até os que ainda estão em fase de projeto. A verdade é que existe um LEED para todo tipo de projeto de construção.

De acordo com o USGBC, os objetivos para qualquer projeto LEED são:

  • Melhorar a saúde humana individual e bem-estar;
  • Proteger e restaurar a água;
  • Proteger, aprimorar e restaurar a biodiversidade e o ecossistema;
  • Promover a sustentabilidade e os ciclos de recursos materiais regenerativos;
  • Contribuir de forma reversa para as alterações climáticas globais;
  • Construir uma economia mais verde;
  • Melhorar a equidade social, justiça ambiental e qualidade de vida da comunidade.
image1 (5)
Exemplo de construção voltada para a sustentabilidade.

 

Como funciona o sistema de classificação do LEED?

O sistema de classificação do LEED é baseado no atendimento a uma série de critérios pré-estabelecidos, que formam uma espécie de checklist. Esses critérios estão relacionados a ações que podem ser tomadas em relação a diferentes itens do projeto, construção e operação, que contribuam na busca de sustentabilidade da edificação.

O sistema LEED se baseia no conceito de que, ao se conseguir atingir um número mínimo de requisitos, é possível certificar uma edificação, com um determinado nível de sustentabilidade.

A última versão dessa certificação é a LEED v4, lançada internacionalmente em 2013. Essa versão tem um foco maior nos materiais utilizados na construção e os impactos dos componentes. Além disso, valoriza também a performance da edificação em relação à qualidade do ambiente interno para o ocupante.

Outro fator importante é o esclarecimento da questão de eficiência no uso da água, considerando o consumo do edifício como um todo. A versão v4 trouxe maior flexibilidade quanto aos tipos de projetos certificados, fazendo adaptações para novos setores de mercado.

A seguir, saiba mais sobre as nove categorias que reúnem diferentes pontos técnicos e sociais que devem ser levados em conta no sistema de classificação da certificação LEED.

image2 (5)
A última versão da certificação é a LEED v4.

 

1. Sustainable Sites – Espaço Sustentável

Essa categoria da certificação LEED se concentra no ambiente que envolve uma construção, atribuindo créditos para projetos que enfatizam as relações vitais entre edifícios, ecossistemas e serviços ecossistêmicos.

Se concentra em restaurar elementos de sustentabilidade do projeto, integrando-o com os ecossistemas locais e regionais e preservando a biodiversidade em que os sistemas naturais atuam.

A partir dessa definição, um projeto pontua bem se:

  • Prevenir contra a poluição ambiental no momento da construção;
  • Reduzir a poluição luminosa;
  • Incentivar paisagismo regional apropriado;
  • Maximizar espaços abertos, como praças e terraços, por exemplo;
  • Remediar as áreas contaminadas, descontaminando terrenos industriais;
  • Reduzir a área de estacionamento, desestimulando o uso de transporte individualizado;
  • Disponibilizar bicicletário e vestiário.

2. Location & Transportation – Localização e Transporte

Essa categoria recompensa as decisões relacionadas à localização de um edifício. São oferecidos créditos que incentivam o desenvolvimento compacto, o transporte alternativo e a conexão com locais públicos e de interesse comum, como restaurantes e parques.

Isso porque o acesso facilitado aos meios de transportes público e a lugares de maior frequência no dia a dia minimiza o uso de automóvel. E, quanto menos carros nas ruas, melhor para a atmosfera e menor será a poluição do ar.

3. Water Efficiency – Uso Racional da Água

A questão do uso racional da água leva em consideração a água de forma geral, ou seja, considera-se o uso interno, externo, especializado e medição. A seção é baseada em uma abordagem de “eficiência em primeiro lugar” para a conservação desse líquido.

O uso da água não potável pode ser explorado por meio do aproveitamento de água das chuvas para ser utilizada no paisagismo e na limpeza. Assim como pode-se reduzir a pressão, usar aeradores nas torneiras e, até mesmo, fazer uso de estações para tratamento e reutilização.

Mictórios e torneiras de fechamento automático, além de torneiras gerais e chuveiros com restritores de vazão, também são itens a serem levados em consideração nessa categoria.

4. Energy & Atmosphere – Energia e Atmosfera

Na certificação LEED, a categoria Energia e Atmosfera debate a energia de uma perspectiva holística, abordando a otimização e redução, estratégias de design eficientes em energia, fontes de energia renováveis (aquecedores solares e iluminação de áreas abertas em conjunto com painéis fotovoltaicos), entre outras situações.

Algumas ideias inovadoras e inteligentes podem ser adotadas visando esse propósito. Por exemplo: grandes áreas envidraçadas nas fachadas para garantir o aproveitamento de luz natural e a utilização de vidros de alto desempenho e com baixo fator solar.

5. Materials & Resources – Materiais e Recursos

Nessa categoria da certificação LEED v4, os créditos focam a minimização da energia incorporada e outros impactos associados à extração, processamento, transporte, manutenção e eliminação ou reutilização de materiais de construção.

No caso da eliminação desses resíduos, sugere-se a elaboração e implantação de um Plano de Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva, além da definição de uma área dedicada para o armazenamento dos resíduos comuns e recicláveis.

Os requisitos são projetados para suportar uma abordagem do ciclo de vida que melhore o desempenho e promova a eficiência dos recursos.

6. Indoor Environmental Quality – Qualidade do Ambiente Construído

Nessa categoria da certificação LEED, busca-se recompensar as decisões tomadas pelas equipes de projeto sobre a qualidade do ar interno e o conforto térmico, visual e acústico. Os edifícios verdes com boa qualidade ambiental interna protegem a saúde e o conforto dos moradores.

Alguns dos itens válidos para que tudo se encaixe no que pede o sistema de classificação do LEED são:

  • Presença de espaços com vista externa e luz natural;
  • Controle de ventilação;
  • Monitoramento da qualidade do ar exterior;
  • Proibição ao fumo no interior do empreendimento e próximo às entradas;
  • Escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis;
  • Áreas envidraçadas nas fachadas para garantir a integração do usuário com o ambiente externo.

7. Innovation – Inovação

As estratégias e medidas de design sustentável estão em constante evolução e melhoria. Novas tecnologias são continuamente introduzidas no mercado e pesquisas científicas atualizadas influenciam as estratégias de construção de projetos.

O objetivo desta categoria da certificação LEED é reconhecer projetos que tragam características de construção inovadoras e práticas e estratégias de construção sustentáveis.

Sendo assim, fornece pontos de bônus para projetos que utilizam tecnologias inovadoras e estratégias para melhorar o desempenho de um edifício muito além do que é exigido por outros créditos LEED.

8. Regional Priority Credits – Créditos de Prioridade Regional

Uma vez que algumas questões ambientais são específicas de uma localidade, os envolvidos no sistema de classificação LEED identificaram prioridades ambientais distintas. São pontos que variam de acordo com a região de uma construção.

Esses créditos de Prioridade Regional incentivam as equipes de projetos a se concentrarem nas prioridades ambientais locais.

9. Integrative Process – Processo Integrativo

Começando no pré-design e continuando em todas as fases do projeto, o objetivo aqui é identificar e usar oportunidades para obter sinergias entre disciplinas e sistemas de construção.

Dependendo do tipo de projeto a ser certificado, diferentes opções estão disponíveis para ganhar pontos em cada uma dessas áreas.

image3 (4)
Algumas das mais importantes categorias do sistema de classificação para certificação LEED.

 

Como obter essa certificação?

Inicialmente, para obter a certificação LEED de uma edificação, é preciso que o projeto esteja registrado junto ao USGBC. No Brasil, quem fornece essa certificação, adaptada de acordo com as condições e realidade do país, é o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Após o registro, a certificação só será válida com a confirmação dos pré-requisitos estabelecidos no documento.

O GBC Brasil foi criado em 2007. Desde então, a entidade tem interpretado as ferramentas disponíveis, adaptando-as ao mercado nacional. O GBC Brasil é uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção civil sustentável.

Para isso, utiliza as forças de mercado para conduzir e divulgar a adoção das melhores práticas de green building na concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos. Isso inclui tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais, além da promoção do sistema de certificação LEED no Brasil.

Aqueles que desejam obter a certificação devem seguir o processo descrito pelo GBC Brasil. A começar pelo registro do projeto no sistema internacional de certificação LEED por meio da plataforma LEED Online, na qual deverão ser fornecidos os dados gerais do empreendimento.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a certificação LEED, a importância dessa documentação e como obtê-la, ou caso queira nos ajudar com outros conhecimentos, compartilhe seus comentários. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

Deixe uma resposta