O que é traço de concreto e por que ele deve ser seguido à risca?

image1 (13)

 

O que é traço de concreto?

Já sabemos que o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Ele é composto por cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia) e água. Já o traço de concreto é, basicamente, a proporção entre todos os materiais que constituem essa mistura.

A indicação da quantidade de cada material deve ser feita de forma cuidadosa e correta, já que o traço de concreto é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes de uma obra.

É esse procedimento que irá assegurar uma mistura adequada para as várias necessidades de uma construção, garantindo um concreto resistente, durável, trabalhável e o mais econômico possível.

Vale salientar que é possível obter concretos com características especiais ao acrescentar à mistura determinados aditivos, como plastificantes, pigmentos, fibras ou sílica ativa, por exemplo.

E não existe apenas um traço de concreto. São vários os tipos de dosagem, sendo que cada um deles depende do que se está construindo e de onde será a aplicação. Para regular os traços de concreto apropriados para os diferentes usos na construção brasileira, existem algumas normas. A mais relevante nesse caso é a NBR 7200.

image2 (14)
Traço de concreto é a mistura dos ingredientes principais usados para fazer o concreto.

Por que seguir o traço de concreto à risca?

Grosso modo, o traço de concreto pode ser definido como uma receita a ser seguida. Assim como em uma receita de bolo, por exemplo, erros na proporção dos ingredientes irão resultar em uma massa com uma textura incorreta e o resultado é, em muitos casos, desastroso.

Por isso, é tão importante atentar-se para seguir as proporções corretamente, sempre levando em conta o estado plástico e o estado duro do concreto. A trabalhabilidade do material é essencial. Afinal, de nada adianta projetar um concreto de ultra resistência, se não conseguir utilizá-lo com qualidade.

Para Claudio Sbrighi, geólogo e consultor da Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas, um traço convencional de concreto é composto por cerca de 80% de agregados (areia e brita), 10% a 12% de cimento e o restante de água e vazios.

Entre as situações que podem resultar em alterações no resultado final do concreto, estão variações na quantidade ou na qualidade da areia. É o caso, por exemplo, quando deveria ser usada areia fina, mas foi usada areia média.

Outro exemplo é a brita. A simples observação da granulometria pode reduzir o fator água/cimento e, consequentemente, o consumo de cimento na mistura. O uso de faixas granulométricas incorretas na composição resulta em concretos menos resistentes ou mais deformáveis.

Além disso, um traço com agregados muito graúdos terá grandes quantidades de vazios. Em todas essas situações, o resultado será totalmente diferente do esperado e o traço do concreto precisará ser corrigido, o que resultará em um encarecimento no produto final.

Dosagem correta da água no traço de concreto

Para fazer um traço de concreto ideal, muito debate-se a questão da água. Isso porque uma má dosagem do líquido é uma das maiores causadoras de problemas no concreto. Quando há água demais, se corre o claro risco de deixar a mistura mole e sem resistência, gerando um grande índice de vazios. Já o excesso de água é um catalisador da retração.

Para você entender melhor o cenário do excesso de água, imagine que o traço já possua um determinado valor do líquido. O caminhão que o carrega sai da usina de concreto com aquela quantidade e, quando chega à obra, o concreto já perdeu um pouco de fluidez.

Então, os profissionais que atuam nessa obra procuram adicionar mais água, muitas vezes sem realizar nenhum cálculo ou análise prévia. O acréscimo de água também pode ocorrer quando a mistura fica exposta em demasia ao sol ou ao calor. Essa adição de água trará uma alteração da composição inicial do traço. E isso acarreta na perda da resistência.

Já a pouca água acarretará em falhas na estrutura, pois se cria uma dificuldade nos processos de lançamento e adensamento do concreto. Além disso, ainda comprometerá a segurança da estrutura e haverá a necessidade de reparos, o que gerará custos altos para o bolso.

image1 (13)
A dosagem de água ideal é de suma importância para alcançar o traço de concreto correto.

Como citado anteriormente, a dosagem e o tipo de cada componente têm impacto no resultado do concreto. Da mesma forma, aditivos também influenciam no material final. A seguir estão exemplificados dois traços de concreto com os mesmos materiais, sendo que um deles conta com a adição de sílica ativa e outro não.

Ambos atingem o mesmo FCK (Resistência Característica do Concreto à Compressão), mas pode-se perceber que a adição de apenas um componente já serve para alterar a resistência do concreto.

TRAÇO FCK 30 MPa – S100 T1 T2
Cimento (kg/m³) 350 270
Sílica Ativa (kg/m³) 13
Brita 1 (kg/m³) 558 606
Brita 0 (kg/m³) 312 298
Areia Artificial (kg/m³) 848 925
Água (kg/m³) 196 198
Aditivo (kg/m³) 1,75 1,78

É sempre importante lembrar que, além de ser muito mais fina do que o cimento e produzir um melhor empacotamento, a adição da sílica ativa no concreto reage com o hidróxido de cálcio.

Consequentemente, é produzida uma quantidade adicional de silicato de cálcio hidratado, fonte de resistência do concreto, refinando os poros e diminuindo a porosidade do material.

Se você tiver outras informações sobre o traço de concreto e o que deve ser feito para que ele seja seguido à risca, compartilhe nos comentários. E continue seguindo nossas publicações para ficar ainda mais por dentro dos assuntos relacionados à construção civil.

Deixe uma resposta