O que é cimento queimado e quais suas principais aplicações?

image1 (13)

Bonito e econômico, o cimento queimado pode ser usado em diversos tipos de construção. Saiba mais sobre esse material e como fazer um piso de cimento queimado impecável.

O que é cimento queimado?

Apesar do nome, o cimento queimado não envolve nenhum processo com fogo ou altas temperaturas. É, na verdade, uma argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação.

O cimento queimado tem, em média, 30cm de espessura e é preparado sobre o contrapiso úmido ou sobre uma superfície áspera que garante aderência. Para aplicar o pó de cimento alisado sobre essas superfícies, pode ser usada uma desempenadeira ou, então, uma colher de pedreiro.

No processo de preparo do material, é possível evitar o surgimento de rachaduras e obter uma aderência melhor por meio do uso de aditivosadições, como a sílica ativa.

O processo de alisamento do pó de cimento sobre a argamassa úmida é o que chamamos de “queimar o cimento”. Essa etapa deve ser feita até que o cimento fique totalmente liso e uniforme, usando juntas de dilatação no piso a cada 2m para evitar rachaduras.

É sempre bom lembrar que cimento e concreto são conceitos diferentes. O concreto é o compósito gerado por meio da mistura de água, cimento e agregados, enquanto que o cimento é o pó feito de calcário e outros minerais que funciona como um agente de ligação para blocos de concreto.

image3
Elegância e durabilidade são dois pontos fortes do uso do cimento queimado.

 

Quais as principais aplicações do cimento queimado?

Versátil e barato, o cimento queimado foi usado durante muito tempo nas residências brasileiras. E hoje ele está voltando não só como uma opção econômica, mas também como uma escolha de design graças ao seu visual, que se encaixa tanto em projetos com uma proposta mais rústica quanto em obras mais contemporâneas.

Além de propiciar mais facilidade na hora da limpeza, esse material pode ser aplicado em diversas peças de uma construção. Isso faz com que os ambientes deem a sensação de serem mais amplos e integrados, visto que parecem formar uma peça única.

O cimento queimado pode ser usado para o piso ou parede da cozinha, sala, escritório, varanda ou qualquer outro cômodo. Também é uma ótima opção para ambientes externos com um design diferenciado.

Com o uso de pigmentos como o pó xadrez, Bayferrox, pó de mármore ou pó de granito é possível colorir o cimento queimado, permitindo criar diferentes combinações. Além disso, ele também pode ser utilizado em combinação com outros materiais, como cerâmica, ladrilho hidráulico e madeira, o que aumenta ainda mais as possibilidades de aplicação.

image2 (6)
O cimento queimado é muito versátil e pode ser utilizado em vários tipos de ambiente.

 

Como fazer um piso de cimento queimado

A seguir, você irá acompanhar os passos a serem seguidos para fazer um piso de cimento queimado. Mas, antes de qualquer coisa, é bom lembrar da importância de contar com um profissional experiente para a realização do serviço.

Você certamente vai ouvir muitos pedreiros e mestres de obras falando que sabem fazer esse tipo de piso. Mesmo assim, é preciso ter cautela, pois esse não é um piso fácil de fazer. E, se o serviço for mal feito, o piso pode acabar ficando com manchas, misturas não uniformes e rachaduras acima do normal.

Ao escolher um profissional para fazer cimento queimado para a sua obra, procure conhecer os seus trabalhos anteriores. Então, analise o nivelamento do piso, as cores, os rachados e verifique se as juntas de dilatação foram aplicadas da maneira correta.

Agora, vamos aos passos para a aplicação do cimento queimado:

1 – Preparando o piso

Se o piso no qual o cimento queimado será aplicado for liso e regular, inicialmente, será preciso fazer um chapisco para criar aderência para o cimento.

2 – Preparo da argamassa

O próximo passo é preparar a argamassa que deve ser constituída de uma medida de cimento para quatro de areia. A mistura deve ser envolvida em água até obter uma consistência cremosa. A cada 2m, devem ser colocadas as juntas de dilatação, evitando assim que o cimento fique rachado.

3 – Aplicação do cimento

Deve ser aplicada uma massa feita com cimento, areia e água em cada uma das juntas. Para que o piso fique bem nivelado, a altura deve ser de aproximadamente 3cm. O cimento queimado tem um processo de aplicação bem parecido com o do piso cimentado.

4 – Queimando o cimento

A principal diferença entre o piso cimentado e o cimento queimado está nesta etapa. Na massa de cimento ainda úmida, polvilhe pó de cimento cobrindo toda a área. Após a absorção da massa, é preciso alisar o piso usando uma desempenadeira ou colher de pedreiro.

Para deixar o cimento queimado colorido, você pode misturar o pó de cimento com pigmentos à base de óxido de ferro, como o pó xadrez ou Bayferrox. Se quiser uma nuance mais clara, utilize pó de mármore ou o pó de granito.

5 – Finalização

Deixe o cimento secar por até dois dias e lave o piso usando água e sabão de coco. Ao fazer dessa forma, o chão obtém um aspecto neutro e sem brilho. Para que o cimento queimado fique com brilho, é preciso aplicar algum produto como cera para pisos, uma resina de proteção ou então um verniz.

O ideal é usar aproximadamente cinco demãos de cera incolor ou resina. O uso semanal da cera transparente pode diminuir os custos com aplicação de resinas.

E o cimento queimado branco?

image1 (13)
O cimento queimado branco é a melhor opção para quem busca um material durável e com cor uniforme para o piso.

 

Muito bonito e com tons mais regulares, o cimento queimado branco tem se tornado cada vez mais popular entre os arquitetos. É um material resistente e funcional, muito usado em projetos que visam boa aparência e flexibilidade unidas a um ótimo custo.

Ele é feito com a queima do cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca. Para deixar o material branco, troca-se o cimento convencional pelo cimento branco estrutural e a areia de massa pelo pó de mármore. Dessa forma, é possível obter um excelente resultado final, com um bom acabamento e estética.

O cimento queimado branco normalmente é usado em pisos, paredes, escadas e bancadas. A beleza do material permite que seja usado tanto em ambientes domésticos quanto em escritórios com design moderno.

Quais os problemas comuns desses tipos de cimento e como evitá-los?

Ao trabalhar com esse tipo de material, é preciso ter cuidado para evitar problemas que podem comprometer o resultado final. Os problemas mais frequentes são os seguintes:

Trincas

As fissuras ocorrem devido à dilatação do material. Para reduzir esse problema, são usadas juntas de dilatação formando quadrados de dimensões entre 1,5m e 2m. Essas juntas se tornam quase imperceptíveis no resultado final, aparecendo apenas como linhas bem discretas.

As juntas são feitas, normalmente, de algum material plástico. Elas são colocadas na base, ficando de 2mm a 3mm acima. Outra opção de junta são os ladrilhos hidráulicos, que são aplicados formando molduras.

Um fator importante a ser considerado são as condições climáticas do dia em que o acabamento é feito. Se o ar estiver com uma umidade relativa abaixo de 40% e temperatura acima de 25 °C, as chances de surgir trincas no piso são maiores.

Acabamento soltando

Em alguns casos, a camada de acabamento pode acabar se desprendendo da base de argamassa. Esse é um problema que pode comprometer todo o trabalho. Por isso, é muito importante realizar a aplicação correta do cimento sobre a base, fazendo o chapisco, caso seja necessário.

Manchas

Além das trincas, outro problema que deve ser evitado ao trabalhar com cimento queimado é a variação da coloração. Se essa variação acontecer de forma excessiva, o aspecto rústico do material passa a dar impressão de uma superfície manchada, deixando o visual bem menos agradável.

As variações de tonalidade normalmente ocorrem devido a diferenças no tempo de secagem. As áreas que curam mais rapidamente ficam com uma cor mais clara, enquanto as que demoram mais para secar ficam escuras.

No caso de superfícies grandes, não existe uma forma de controlar todo o processo de secagem. Então, é natural que o piso fique com diferenças de tonalidade.

Todos esses problemas podem ser evitados ao contratar profissionais qualificados para trabalhar na sua obra. Como já foi citado anteriormente, pesquise bem e procure conhecer outros trabalhos da pessoa que irá fazer o seu piso.

Gostou deste artigo? Compartilhe e ajude mais pessoas a ficarem por dentro das diversas aplicações do cimento queimado. Agradecemos pela leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta