Concreto bombeado: como melhorar o seu uso?

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O concreto bombeado é uma das várias formas de manipulação desse material, sempre com o objetivo de facilitar o processo, economizar tempo, garantir a qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade durante o projeto.

Tecnicamente, consiste em um método de trabalho em que uma bomba de alta potência é responsável por transportar o concreto produzido na betoneira para o local onde deverá ser aplicado – por meio de mastros e tubulações de metal ou sintético –, sem que haja desperdício de tempo ou conteúdo.

É praticamente um consenso que a aplicação do concreto por bombeamento torna a operação mais rápida; dispensa a utilização de uma série de equipamentos, como carros de mão, guinchos, gruas etc.; torna o processo mais fácil de ser executado pelos funcionários. Em alguns projetos, é um método absolutamente indispensável, em função da altura e localização do ponto de aplicação.

É importante ressaltar que a complexidade envolvida nos projetos de construção civil, entre outras coisas, exige uma diversidade de concretos, que, por sua vez, possuem diversos tipos de dosagens e tamanhos de agregados.

Por isso, esse sistema requer um concreto com consistência fluida, planejamento do canteiro de obras e a correta escolha dos diversos tipos de bombas, para que as várias forças que agem durante o seu lançamento possam atuar de maneira eficiente e segura.

Por que usar o concreto bombeado?

Talvez o principal fator responsável por tornar o concreto bombeado indicado para grandes edificações seja a rapidez com que a operação é executada– característica essencial para que um método seja escolhido nos dias atuais, em que o tempo é cada vez mais escasso e medido a peso de ouro.

Como não pode haver intervalos ou interrupções demoradas durante o processo de concretagem, é necessário que o método escolhido seja capaz de aliar a velocidade da operação com a qualidade do resultado esperado.

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Velocidade da aplicação é a principal característica desse tipo de concretagem.

Isso sem esquecer que o concreto pronto tem prazo de validade, e qualquer situação inesperada, como a quebra da betoneira durante o seu transporte até o canteiro de obras ou mesmo um congestionamento imprevisto, pode resultar na perda de grandes quantidades do material pronto. Um problema que, obviamente, é minimizado pela concretagem bombeada.

Quais os principais equipamentos para utilizar um concreto bombeado?

1. Betoneira

A betoneira é um imenso equipamento acoplado a um caminhão, cuja função é misturar os componentes do concreto: cimento, água e agregados (areia e pedra britada).

Durante o transporte do material, o mecanismo da betoneira é acionado para que a mistura ocorra durante toda a viagem — do local da encomenda até o canteiro de obras.

Outra coisa importante é que a mistura deverá ocorrer sem interrupções ou intervalos durante todo o trajeto (sempre no mesmo sentido), até que o material chegue ao canteiro, onde, a partir daí, o operador deverá fazer com que a sua rotação se dê no sentido contrário.

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A betoneira tem a função de realizar a mistura do concreto até o local da aplicação.

2. Bomba de concreto

Este é o personagem principal desse método de concretagem. Consiste na alternância de duas espécies de pistões que realizam, de forma independente, os processos de recebimento e expulsão do concreto oriundo da betoneira.

E, para esse fim, existem vários tipos de bombas. E as mais utilizadas são:

Bomba Lança – Mecanismo utilizado no sistema de concreto bombeável e o mais indicado para o início dos trabalhos, até que o local de concretagem atinja alturas impossíveis de serem alcançadas pelos mastros e exijam a substituição por imensas tubulações que transportem o material até o local de descarga.

Trata-se de um mecanismo móvel, onde a bomba é transportada sobre um caminhão, acoplada ao o seu chassi e conectada à betoneira.

Recebe esse nome pelo fato de possuir uma espécie de lança (mastro de distribuição), que é responsável por levar o concreto até o local de aplicação.

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A Bomba Lança é geralmente indicada para o início da concretagem de grandes edificações.

Bomba Estática – Esse tipo não difere muito da bomba lança no que diz respeito à eficiência, à velocidade e ao poder de bombeamento; diferindo apenas nas peças utilizadas e na sua capacidade de atingir alturas inacessíveis a outros tipos de bombas.

Como o próprio nome diz, ela deverá ser transportada para o canteiro de obras, onde permanecerá de forma fixa até que o serviço seja executado.

Além disso, não possui um mastro para distribuição do concreto. Em seu lugar são utilizadas imensas tubulações que a conectam com o local onde será aplicado o concreto.

Bomba de Mangote – Trata-se de um tipo geralmente utilizado em pequenas construções, como o preenchimento de lajes residenciais, vigas, acabamentos, contrapisos, entre outras aplicações semelhantes.

Tem menor potência e rapidez de lançamento, por isso tem um raio de ação limitado, apesar de atender suficientemente as expectativas de pequenos projetos.

Os responsáveis pelo transporte do concreto da betoneira para o local a ser preenchido são os mangotes, que geralmente têm não mais que 3” de diâmetro.

Autobomba – Finalmente, outra variedade muito utilizada em construção civil e que também atende às necessidades de potência, rapidez e custo-benefício.

As autobombas são semelhantes às bombas estáticas, com a diferença de que devem ser acopladas em cima de um caminhão apropriado para esse fim. Portanto, não há necessidade de serem transportadas por meio outro veículo.

3. Tubulações

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As tubulações são a essência das Bombas Estáticas, já que estas não possuem mastros de distribuição.

No sistema de concreto bombeado, as tubulações são conectadas à bomba e têm a função de realizar o transporte do material até o local a ser preenchido.

Geralmente, têm um diâmetro entre 3 e 5 polegadas, e são fabricadas com material sintético (borracha, basicamente) ou metal.

São uma parte essencial das bombas estáticas e das autobombas, já que estas não possuem mastros de distribuição para o lançamento do concreto.

4. Mastro de distribuição

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Capazes de se mover num ângulo de 360°, os mastros de distribuição evitam o excesso de tubulações no local de trabalho.

Outro equipamento específico desse tipo de concretagem são os mastros de distribuição, que têm a função principal de aumentar a produtividade e velocidade do processo.

O “Placing Boom”, por exemplo, são mastros hidráulicos capazes de se moverem em um ângulo de 360°, num raio de até 35 m.

Ele possui “braços” que permitem o seu prolongamento à medida que o trabalho atinge os andares superiores, o que pode resultar numa produtividade entre 50 e 60 m³.

Como melhorar o bombeamento de um concreto?

Para obter resultados satisfatórios por meio desse sistema é necessário conjugar três fatores: qualidade do equipamento, qualidade do concreto e qualidade dos profissionais envolvidos no projeto.

De forma objetiva, alguns fatores específicos devem ser observados, como:

1. A consistência do concreto

O método da concretagem bombeável exige, antes de tudo, um concreto com consistência fluida, que será determinante para que haja uma trabalhabilidade (condição de ser manipulado ou transportado) ideal para o bombeamento em grandes alturas.

De acordo com especialistas em engenharia civil, a consistência ou “slump” do concreto deverá aumentar na proporção em que aumentar altura de lançamento.

2. O uso de adições e aditivos

Como vimos, o uso de aditivos minerais e superplastificantes têm a função de, entre outras coisas, tornar o concreto mais fluido, resistente e coeso.

Logo, adições como a Sílica Ativa, por exemplo, são bastante utilizados no concreto bombeado, pois além de conferirem as características citadas, ainda equilibram a reologia do concreto (fator relacionado com a sua possível deformação) e garantem uma maior durabilidade.

3. Cuidado com a retração

A retração ou diminuição do volume do concreto, ocorre de acordo com a altura do local onde deverá ser aplicado.
Apesar de não poder ser evitada, pode, sim, ser mantida sob controle por meio de um cuidado especial com a cura do concreto (métodos utilizados para diminuir a evaporação da água contida no material após a sua aplicação).

4. Altura do bombeamento

A altura em que o concreto deverá ser lançado está diretamente relacionada à sua consistência. Por isso, quanto mais alto for o local para onde deverá ser bombeado, mais fluido deverá ser o seu slump, por meio da diminuição progressiva do diâmetro do agregado graúdo à medida que cresce a altura para o lançamento.

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Maior consistência, fluidez, durabilidade e melhora na reologia do concreto são alguns dos benefícios da sílica ativa.

A importância de planejar um canteiro eficaz

Um canteiro de obras bem organizado, onde já se sabe de antemão em que lugar cada equipamento deverá ser posicionado, é fundamental para a realização de um bom serviço de concretagem.

Para isso, alguns cuidados devem ser observados antes da chegada do material. São eles:

1. Local de estacionamento da bomba

Um cuidado essencial antes de iniciar o processo de bombeamento do concreto é assegurar-se do local onde o caminhão irá ser fixado, além dos outros que porventura estejam por vir.

Isso garante que o concreto manterá sua fluidez durante a aplicação, já que a demora do bombeamento é capaz de alterar sensivelmente a consistência do material.

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Um canteiro de obras organizado evita a perda de tempo e a consequente perda da consistência do concreto.

2. Permissão para o estacionamento do caminhão

Antes de iniciar os trabalhos, é preciso também confirmar se há permissão para circular com esse tipo de equipamento no local onde está o canteiro de obras.

Com a programação dos horários, é possível evitar esse transtorno e, obviamente, não comprometer a qualidade do produto.

3. Verificar horários permitidos para circulação

Para que não haja surpresas, os horários para a circulação de caminhões e para o início e término desse tipo de trabalho devem ser conferidos com antecedência.

O ideal é que seja feito todo um planejamento com os horários ideais para cada passo da operação, inclusive os momentos de pausas para o descanso.

4. Repassar toda a logística

Principalmente quando se trata de grandes operações, que exijam a circulação de uma massa de trabalhadores e equipamentos pesados, é necessário que se revejam todos os locais de acesso, como rotas de fuga e local para o posicionamento da bomba de concreto. Além disso, é importante certificar-se de que a bomba de lança está próxima ao local de aplicação, para minimizar os transtornos com o excesso de tubulação, entre outros problemas.

Quais os cuidados que se deve tomar na hora da execução?

O concreto bombeado exige alguns cuidados durante a execução do serviço, a fim de que o resultado saia a contento. Os principais cuidados são:

1. Verificar o funcionamento da bomba

É muito importante, logo na chegada da bomba, fazer um teste para certificar-se do seu correto funcionamento.

Como forma de promover uma espécie de lubrificação do seu mecanismo interno, é recomendada a introdução de um saco de cimento e água dentro da tubulação com ou sem aditivos lubrificantes que melhoram a fricção do concreto com a tubulação, mas retirar imediatamente essa mistura assim que a tubulação chegue ao local de aplicação.

2. Conferir a quantidade do material

Devido à rapidez com que esse tipo de concretagem é realizado, muitas vezes o volume dos materiais não é devidamente controlado.

No entanto, mesmo durante o processo de lançamento do concreto, é possível fazer essa aferição, levando manualmente o material até a bomba por meio de pequenas caçambas.

3. Manter um bombeamento constante

A utilização do concreto bombeado não permite que haja muitas interrupções durante o processo, pois o resultado será o endurecimento do material dentro da tubulação.

Logo, o recomendado é mantê-la sempre limpa, eliminando o excesso de concreto, desde que isso seja feito de uma só vez, e preferencialmente no início do bombeamento.

4. Observar a comunicação entre a equipe

Principalmente entre o pessoal da parte de cima do local de aplicação e o operador da bomba, deve haver uma comunicação constante, a fim de que este possa saber como está a fluidez do concreto, a sua qualidade, além da hora certa de interromper a subida do material (neste último caso, com pelo menos 1 minuto de antecedência, pois é a diferença entre o desligamento e a interrupção do envio).

5. Limpar a tubulação ao final do processo

Não é nenhum segredo o fato de que a limpeza de um maquinário é responsável direta pelo seu bom funcionamento e manutenção.

E no caso específico das bombas de concreto, essa limpeza geralmente é feita por meio de uma esfera que deve atravessar toda a extensão da tubulação.

Nesse processo, é possível que até 3 m³ de concreto sejam retirados e devidamente reaproveitados em outras aplicações.

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A comunicação entre o operador da bomba e o pessoal da aplicação, garante que o concreto seja mantido em condições ideais.

Essas foram as nossas recomendações sobre como melhorar o uso do concreto bombeado. Gostaríamos de conhecer as suas. Então, deixe um comentário logo abaixo e continue acompanhando as nossas publicações sobre o tema.

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