O que é FCK e o qual sua importância para o concreto?

image4
image3 (2)
Presente em qualquer obra, o calculo de FCK deve ser o princípio de uma edificação.

 

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Para cada projeto, uma medida é calculada, afinal, a estrutura de cada um deles necessita de diferentes proporções devido às suas finalidades.

Ficou complicado? É só pensar que o concreto utilizado em um pilar, por exemplo, é diferente daquele utilizado em um pavimento.

A unidade de medida é o Mega Pascal, representado por MPa. Para um melhor entendimento, vamos destrinchar ainda mais:

Pascal

É a pressão exercida pela força de 1 newton, distribuída uniformemente sobre uma superfície plana com área de 1 m² que deve estar perpendicular à direção da força.

Mega Pascal = 1 milhão de Pascal = 10,1972 kgf/cm²

Por exemplo, o FCK 12 MPa tem uma resistência à compressão de 122,28.

O valor do FCK, ou seja, da resistência do concreto é de suma importância e é utilizado em diversas etapas do projeto de uma edificação.

Como verificar se o meu concreto chegou na resistência do FCK de projeto?

image1
O cálculo correto é imprescindível para que não ocorram erros em uma obra.

A fim de que os cálculos relacionados ao concreto sejam exímios, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui normas de padronização para assegurar o FCK.

Para testar com precisão é necessário seguir as seguintes etapas:

  • Primeiramente uma amostra de concreto é introduzida num corpo de prova cilíndrico de 10x20cm;
  • Após completar 24 horas de moldagem, essa amostra será colocada dentro de um tanque de cura saturado com hidróxido de cálcio ou em uma sala climatizada com umidade acima de 95%, conforme a NBR 5738;
  • Aos 28 dias de idade essa amostra será submetida ao ensaio de resistência à compressão;
  • A amostra é colocada numa prensa e recebe uma carga graduada até alcançar o seu limite máximo de resistência;
  • O valor obtido na prensa  é dividido pela área do topo da amostra, em cm²;
  • Resultando na resistência em kgf/cm²;
  • O valor em kgf/cm² é dividido por 10,19172 para chegarmos na resistência em MPa.

O FCK é sempre o parâmetro de projeto medido aos 28 dias.

Você sabia?

O concreto é um dos itens na construção que mais se modificou e melhorou no decorrer dos últimos tempos graças à tecnologia. A otimização deste material, bem como os cálculos para uma utilização bem pensada colaboram decisivamente nos custos gerais de uma obra, nas suas dimensões e no encurtamento do tempo para entregá-la.

 Consistência e trabalhabilidade

image5
Entenda a relação simbiótica da consistência e da trabalhabilidade do concreto.

Para compreender como a relação simbiótica da trabalhabilidade e do fck do concreto se faz, é simples: basta saber que a trabalhabilidade vai depender da quantidade de água e aditivos que o concreto leva o que influencia diretamente a sua resistência.

A consistência/trabalhabilidade do concreto diz respeito às características físicas e moleculares do concreto, o que refletirá automaticamente na sua maleabilidade do mesmo, bem como na composição exata de seus componentes.

Logo, se alterarmos a grau de umidade desta composição, acrescentando água, modificaremos a plasticidade do concreto, o que influi em uma maior deformação da massa. Entretanto, toda vez que adicionamos água ao concreto, perdemos resistência, diminuindo nosso fck.

O ensaio de abatimento do concreto, ou slump test, é um dos meios mais usuais para verificar a sua consistência/trabalhabilidade.

Como já elucidamos no início do tópico, a trabalhabilidade será inerente à consistência do concreto, além disso, outros fatores podem se relacionar à trabalhabilidade, como o objetivo da obra, como esse material foi transportado, lançado e adensado.

No decorrer deste post, vamos exemplificar melhor os tipos de concreto e obras. Para explanar melhor esta relação, basta pensarmos que a trabalhabilidade e consistência do concreto será diferente se ele for aplicado em um pilar ou em uma laje.

Portanto, as quantidades corretas de acréscimo de água ao cimento são essenciais para o sucesso de um empreendimento, bem como o tipo de concreto a ser utilizado.

Os principais concretos de acordo com a sua necessidade

image4
São diversos os tipos de concreto e cálculos de FCK para edificar um empreendimento.

 

Para escolher o concreto certo para a sua obra é necessário consultar um engenheiro calculista, que tem a capacidade de realizar os cálculos necessários para o dimensionamento. Entretanto, a norma NBR 6118 indica o fck segundo a classe de agressividade do meio. Conheça a seguir alguns tipos e seus respectivos desígnios.

image2
O equilíbrio da composição dependerá precisamente de onde este concreto será utilizado.

Concreto FCK 20

Para concretos que serão utilizados em meio agressivo fraco, normalmente em meio rural. No meio urbano é muito utilizado para concretar um tipo de fundação, a hélice contínua. Também sendo utilizado para concretagens simples, sem fins estruturais.

Concreto FCK 25

É o concreto mais utilizado em meio urbano, sendo recomendado desde casas pequenas às grandes construções. Resiste a moderada agressividade do meio.

Concreto FCK 30

Amplamente utilizado nas construções de edifícios e de construções industriais. Resiste ao meio agressivo forte, segundo a NBR 6118.

Concreto FCK 35

Amplamente utilizado nas construções de edifícios e de construções industriais. Resiste ao meio agressivo forte, segundo a NBR 6118.

Sua tenacidade é maior que as demais, usualmente utilizado em casas tipo sobrado, e também em baldrames, sapatas, radier. Diferentemente dos outros este tipo de concreto, é indicado para a construção de pavimentos de postos de gasolina, onde a circulação de veículos pesados é mais frequente.

image6
Escolha o tipo de concreto correto para evitar problemas futuros e primar pela qualidade de sua construção.

 

Para finalizar, a importância da qualidade dos concretos deve ser a premissa para os projetos futuros. Atualmente, já se tem essa ciência. Portanto, o necessário é que mais projetistas coloquem isso em prática.

Concretos mais resistentes, que possuem sílica ativa em sua composição, acabam por aumentar os vãos das vigas e, consequentemente, diminuem a espessura dos pilares, ocasionando obras mais bem planejadas.

image7
Teorias explanadas, agora é a hora de tirar os projetos do papel. Mãos à obra!

 

Esperamos que este post tenha respondido as principais inquietações sobre o conceito e a funcionalidade do FCK e assuntos correlatos. Se foi útil para você, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais e socorrer mais pessoas com o mesmo tipo de dúvida? Ainda restou alguma questão? Comente abaixo que ajudaremos a solucioná-la.

Deixe uma resposta