Concreto aparente: 12 ideias de projetos para você se inspirar

image8

Nos dias atuais, o concreto aparente vem ganhando espaço nas construções, desde obras de infraestrutura urbana até projetos de design de interiores. Sua versatilidade oferece também um toque de modernidade e exuberância, valorizando o imóvel.

Muitos arquitetos revelam que tal material garante uma elegância a qualquer projeto, sobretudo quando se trata de áreas e conceitos externos. Artistas e demais especialistas também utilizam esse tipo de concreto como tendência do momento. Às vezes pode ser até mais econômico, pois não é preciso gastar a mais com reboco e outros complementos.

É possível encontrar paredes nos mais diversos ambientes de uma casa, até mesmo seus pisos e fachadas, por exemplo, acabadas em concreto aparente.

Inclusive bancadas de cozinha, painéis, estantes e cabeceiras de camas podem conter tal material – o que transfere um tom de rusticidade aos espaços, deixando-os ao mesmo tempo descontraídos.

Prédios comerciais, pontes, viadutos, estações de metrô, museus, entre outras edificações, também podem utilizar o concreto aparente, já que a solução deixou de ser, já há um bom tempo, algo usado apenas por indústrias e decorações mais simples.

Por que concreto aparente é um bom revestimento?

Como vimos, elegância, versatilidade, modernidade e exuberância são adjetivos diretamente ligados à utilização do concreto aparente, além de seu uso valorizar o imóvel. Não bastassem todas essas características positivas, o material ainda oferece diversos outros motivos que o fazem ser um bom revestimento.

Um deles diz respeito à manutenção, já que ele é simples e tem ótima durabilidade. O que dispensa maiores trabalhos e cuidados. Além da facilidade de limpeza. Aplicar verniz ou silicone/resina depois da execução, principalmente em áreas externas, é uma excelente dica para manter o bom aspecto do material.

Lembra que citamos também o fato dele poder ser mais econômico? Pois então. Essa economia pode ser vista na não necessidade de serviços posteriores, como chapisco, emboço, reboco ou revestimentos cerâmicos.

No caso do concreto aparente aplicado em pisos, encontraremos a transformação da atmosfera de uma sala, por exemplo, em poucas horas, livrando os cômodos de resíduos indesejáveis, como a poeira decorrente de polimentos. Esse tipo de material tem a vantagem de chegar pré-selado e pré-polido para ser instalado no ambiente doméstico.

O que poucas pessoas sabem é que tal material é uma opção incrível para manter o clima interno do seu imóvel estável. Isso ocorre porque o concreto aparente absorve a temperatura ambiente e a armazena como uma espécie de massa térmica, ao contrário dos pisos espessos ou de concreto revestido.

Normalmente, o concreto é composto por cimento, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (pedra) e água. Porém, o concreto arquitetônico leva mais alguns ingredientes, como aditivos químicos (fazer link as outras matérias), pigmento (quando o concreto for colorido) e a sílica ativa (fazer link as outras matérias). Tudo isso para agregar maior beleza e durabilidade.

No concreto aparente, interessante ressaltar, são utilizados componentes mais nobres, como por exemplo: areias mais limpas e claras, pedras mais regulares e cimentos mais resistentes.

É importante salientar aqui que a sílica ativa é fundamental para fazer um bom concreto aparente. E os motivos são dois: físico e químico.

Motivo físico: como a sílica ativa (fazer link as outras matérias) é mais fina do que o cimento, ela consegue imprimir ao concreto aparente um melhor acabamento, pois preenche todos os poros.

Motivo químico: ela consegue evitar a eflorescência primária. O concreto fresco pode ser entendido como uma matriz intercalada por capilares que contêm uma solução aquosa de componentes de cimento solúveis em água – predominantemente hidróxido de cálcio.

À medida em que o concreto endurece, o hidróxido de cálcio nas aberturas dos capilares (ou poros) da superfície reage com o dióxido de carbono no ar para formar carbonato de cálcio. Devido a essa liberação de carbonato de cálcio, a concentração de hidróxido de cálcio é mais baixa nos poros da superfície do que dentro deles.

Isso faz o hidróxido de cálcio ser transportado continuamente, por difusão, das camadas de concreto mais profundas para os poros da superfície. Se um filme de água condensada estiver presente na superfície do concreto, o hidróxido de cálcio pode se espalhar sobre toda a superfície e cobri-la com carbonato de cálcio insolúvel em água.

Isso ocorre porque na reação do cimento com a água sempre sobra hidróxido de cálcio. E a sílica ativa em presença de água reage a esse hidróxido de cálcio, evitando as manchas causadas por essa eflorescência primária.

Por que esse trabalho deve ser realizado por profissionais?

A mão de obra para esse tipo de material precisa ser bem treinada. Desde a produção do concreto até a sua aplicação. Os procedimentos de dosagem e execução são bem mais rigorosos para esse tipo de construção.

Para que o concreto aparente seja de boa qualidade é necessário um cuidado muito grande com os insumos a serem utilizados. Deve ser feito um controle rigoroso na escolha e seleção dos materiais.

Os cuidados com os agregados se referem à uniformidade de cor e granulometria. Quanto ao tipo de cimento, é importante utilizar o mesmo tipo em toda a estrutura que ficará aparente. Assim, você evitará a criação de manchas e tonalidades de cor diferentes.

A garantia da durabilidade, incluindo que vazamentos não ocorram, também faz parte dos cuidados que os profissionais capacitados devem ter durante a aplicação da solução.

O profissional deverá conhecer e utilizar formas adequadas e equipamentos específicos que eliminarão as possíveis bolhas e imperfeições. Assim como dominar o uso de desmoldantes. Um desmoldante inadequado pode interferir na coloração do concreto, produzindo manchas e mudança de tonalidade.

E a necessidade de trabalhadores conhecedores do assunto não param por aí. Também são necessários cuidados no momento da execução das peças estruturais. O lançamento do concreto deve ser feito a uma altura adequada, evitando a segregação de material durante o processo. Além disso, o concreto deve ser adensado corretamente, com auxílio de vibradores de imersão.

A proteção do concreto aparente deve ser total, principalmente se ele estiver sendo aplicado em ambientes externos. Isso deve ocorrer porque o contato da solução com ambientes agressivos podem interferir negativamente no resultado final. Utilizar pintura com hidrofugante ou verniz, são as práticas mais comuns.

Tenha em mente que o concreto não admite muitos retoques e não é como uma parede de alvenaria, que você pode quebrar um pedaço e refazer. Tem que acertar de primeira ou fazer tudo de novo.

12 ideias de projetos com concreto aparente para você se inspirar

O concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares. Seu uso sem maquiagem garante elegância a um projeto.

Então vamos conhecer agora 12 ideias de revestimentos usando concreto aparente que ficaram bonitas e que servem de inspiração para quem deseja utilizar esse material em sua construção.

1. Fachadas das casas

Já se tornou um clássico. As fachadas das casas modernas e contemporâneas ficam incríveis com o concreto aparente, sendo uma das ideias mais comuns de serem utilizadas.

Juntando linhas retas e simples ao concreto aparente, pode-se também inserir madeira, metal e pedras, tornando-se uma junção de elementos perfeitos para criar uma fachada atemporal e com um toque rústico.

image2
Exemplo de fachada em concreto aparente.

2. Escadas em concreto aparente

No que tange seu acabamento, as escadas internas de uma casa costumam ser um espaço muito bem pensado pelos arquitetos de interiores. Além de serem uma passagem do pavimento térreo para o superior, elas se transformam em peças de design em um ambiente.

Há opções de escadas em peças de concreto aparente engastadas na parede, moldadas in loco e até mesmo simples, mas bem contemporânea.

image11
Escada em peças de concreto aparente engastadas na parede.

3. Concreto aparente na decoração

O detalhe em tom de cinza pode ser usado de diversas maneiras como em colunas, lajes, forros e até mesmo em paredes inteiras, sozinho ou agregado a outros materiais, como madeira, vidro e tijolo, dando vida e estilo ao espaço em que está inserido.

O material é sinônimo de versatilidade e simplicidade. Por isso, pode ser utilizado para criar projetos impositivos, com características fortes e marcantes. O uso do concreto aparente expõe uma estrutura nua e crua, mas também dá uma sensação de despojamento ao ambiente.

image3
Decoração nua e crua.

4. Banheiros em concreto aparente

Há várias formas para utilizar a mistura nos banheiros. O que torna esse ambiente, muitas vezes mal aproveitado ou colocado em segundo plano, um espaço importante em uma casa de decoração mais moderna.

Há opções como paredes comuns, paredes hidráulicas e banheiras moldadas em concreto aparente. Outra ideia interessante é utilizar uma bancada flutuante apoiada em parede com o tal concreto.

image1 (1)
Bancada flutuante apoiada em parede com concreto aparente.

5. Colunas e vigas em concreto aparente

Colunas e vigas em concreto aparente podem ser uma jogada incrível. Por exemplo, no caso de uma reforma, dão outro aspecto à construção. Afinal, elementos arquitetônicos de sustentação podem sim ser integrados ao visual da casa.

Também é possível usar o concreto aparente para compor alguns móveis, permitindo desenvolver e dar vida a diversas formas. Apesar de muito bonito, o concreto aparente tem que ser realizado por bons profissionais e equipamentos adequados para não causar infiltrações.

image10
Colunas e vigas em concreto aparente.

6. Teto em concreto com iluminação em trilho

A ideia é incrível, não apenas pela presença de um teto em concreto aparente, mas também pela combinação dessa ousadia com uma iluminação em trilho. Sem dúvida nenhuma um estilo urbano e jovem.

image12
Ousadia e modernidade trabalhada no teto.

7. Estante em concreto aparente

Ao mesmo tempo em que uma estante em concreto pode significar um espaço que receberá seus pertences, ela também fará parte da decoração do ambiente. Beleza e simplicidade caminham juntas.

Essa solução reflete muito o estilo de vida atual, tanto das grandes capitais quanto das cidades do interior do país. Falamos de um material que não escolhe classe social e representa praticidade e despojamento, o que faz com que ele combine com os mais diversos estilos de móveis e decorações.

image9
Estante em concreto aparente.

8. Parede com pedras de concreto

As pedras podem ser fabricadas em concreto e depois esculpidas uma a uma, deixando o aspecto de pedras naturais. Por não possuir rejunte, apresenta-se com um aspecto rústico. Esse tipo de trabalho oferece alta resistência e durabilidade.

image8
Pedras de concreto na parede.

9. Closet de concreto

Trata-se de uma ideia original e, se bem executada, deixará o ambiente todo belíssimo. Neste exemplo, o local recebeu portas de correr espelhadas, prateleiras de cimento queimado e gavetas de madeira.

image5
Incrível closet em concreto.

10. Jardim vertical em concreto

Os jardins verticais já fazem parte da nossa realidade. Existem dois modelos básicos: em bloco de concreto fundido, que formam jardineiras contínuas, e bloco de concreto socado, que formam jardineiras em zigue-zague.

image6
Ótima ideia para seu jardim.

11. Fundação Iberê Camargo: os desafios do concreto branco

O prédio da Fundação Iberê Camargo tem a maior obra em concreto branco estrutural do Brasil, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. A construção, com mais de 9.000 m² de área construída, consumiu 7.500 m³ de concreto branco.

O projeto recebeu o uso de um aditivo retardador de pega, associado a um plano de vibração do concreto branco para evitar a ascensão de nata, que causaria manchas na superfície aparente.

Outro desafio foi projetar formas que recebessem o concreto branco sem gerar manchas. Para isso, foram usadas fôrmas com fórmica e fixação sem parafusos ou tarugos.

image7
Prédio da Fundação Iberê Camargo.

12. Ponte de Brusque

A ponte estaiada Irineu Bornhausen, que cruza o rio Itajaí-Mirim, em Brusque/SC, é a primeira grande obra construída em concreto branco no Brasil. Trata-se de um marco arquitetônico relacionado ao uso do concreto de forma aparente e plástica.

Por se tratar de um concreto aparente, toda tecnologia para produção de superfícies com boa aparência foi buscada. Dezenas de traços foram estudados e obras de menor porte foram executadas para, enfim, chegar a um resultado satisfatório.

Verificou-se a influência de aditivos de cor mais escura e se comprovou sua interferência na coloração final do produto. A adição de sílica ativa, mesmo em teores de 5% em relação à massa de cimento, garantiu a inibição da eflorescência primária e propiciou melhor acabamento do concreto aparente. Aditivos retardadores de pega de coloração escura, mesmo com 0,3%, escurecem o concreto branco.

Deve-se salientar que são diferenças de tonalidades dentro da cor branca. Quando se busca o branco para confecção de placas pré-moldadas para pisos ou outra aplicação, não se pode adicionar qualquer produto mais escuro.

image4
Ponte de Brusque.

Belas e criativas ideias e projetos, não é verdade? Agora é sua vez. Aproveite nossas dicas e compartilhe seus conhecimentos sobre outras ideias realizadas a partir de concreto aparente.

Deixe uma resposta