Pontes

PONTE CANAL ITAJURU

Consórcio:

Queiroz Galvão Oriente

Consultor:

Carlos Henrique Siqueira

Projetistas:

Vicente Garambone Filho e Vicente Garambone Neto

Concreteira:

Concreto Supermix S.A.
Foto: http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com.br

Localização:

Uruaçu – GO – Brasil – Rio Tocantins.

Características:

Vão central de 145m;

fck > 50MPa;

Resistência máxima atingida de 110MPa;

Recorde mundial em tempo de protensão com 16h;

Módulo de deformação de 32GPa com 16h.

Construção:

Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A

Tecnologia do Concreto:

Laboratório de Furnas Centrais Elétricas.

Aplicação:

Concreto Armado e Protendido.

Benefícios:

Concreto de Alta Resistência Inicial e Final;
Aumento de produtividade para cobrir prazo de 11 meses;
Combate a Reatividade álcali-agregado;
Redução no custo da estrutura em 10%.

Localização:

Cabo Frio – RJ – Brasil

Características:

Vão central de 85m com comprimento total de 165m;
fck > 40MPa;
10% de adição.

Construção:

Consórcio Nova ponte, formado por Oriente Construção
Civil e Triângulo Empreendimentos.

Projetista

Professor José Luiz Cardoso.

Aplicação:

Concreto Armado e Protendido.

Benefícios:

Redução no custo da estrutura;
Aumento da vida útil da estrutura pelo melhor desempenho frente a penetração íons cloreto;
Ausência de pilares centrais.

Localização:

Brusque-SC – Brasil

Características:

Primeira grande obra em concreto branco executada
no Brasil;

Vão 110m;

fck >35MPa;

Fck estatístico > 50MPa;

5% de adição.

Construção:

CODEB – Companhia de Desenvolvimento de Brusque.

Concreteira:

Vertical Concretos.

Tecnologia do Concreto:

Carlos Campos e Cauê Cimentos.

Projetista

Studio de Miranda Associati e Projemar Engenharia Ltda.

Aplicação:

Concreto Armado e Protendido.

Benefícios:

Aumento da vida útil da estrutura pelo melhor desempenho frente aos agentes agressivos;

Manutenção das características arquitetônicas pela menor permeabilidade do concreto