Ataque do concreto compactado com rolo por águas puras

O presente trabalho tem como objetivo verificar, através de um programa experimental desenvolvido no Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas Centrais Elétricas S.A. (em Goiânia-GO), a deterioração do concreto compactado com rolo (CCR) devida à ação de água pura.

 

Para tanto, corpos-de-prova de CCR, dosados com 90 kg/m3 de aglomerante (com e sem substituição parcial de cimento Portland por sílica ativa), foram submetidos a um processo acelerado de lixiviação através de percolação de água deionizada durante 4 meses, utilizando o aparato empregado no ensaio de permeabilidade à água sob pressão (ABNT NBR 10786: 1989).

 

A água lixiviada ao longo deste período foi monitorada através de análises químicas, com o intuito de verificar os principais compostos que estavam sendo removidos do concreto. Ao final do experimento, foram avaliadas as alterações na resistência à compressão e na permeabilidade, bem como as mudanças ocorridas em nível microestrutural através da técnica de microscopia eletrônica de varredura.