Logo Logo Logo Logo Logo
+55 11 4591.2078

tecnosil@tecnosilbr.com.br

Estrada da Mina, 1.187

Bairro da Mina - Itupeva-SP

  • Home
  • A Tecnosil
  • Propam
  • Soluções
  • Indústria do Concreto
    • Sílica Ativa
    • Sílica Ativa em suspensão
    • Fichas Técnicas – Aditivos e Sílica Ativa
  • Reparo – Infraestrutura e Indústria
  • Projetos
  • Conteúdo
    • Blog
    • Estudos Técnicos
    • Manuais
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Orçamento
  • Home
  • A Tecnosil
  • Propam
  • Soluções
  • Indústria do Concreto
    • Sílica Ativa
    • Sílica Ativa em suspensão
    • Fichas Técnicas – Aditivos e Sílica Ativa
  • Reparo – Infraestrutura e Indústria
  • Projetos
  • Conteúdo
    • Blog
    • Estudos Técnicos
    • Manuais
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Orçamento

Concreto autoadensável: conheça alguns ensaios e aplicações práticas!

Home / Concreto  / Concreto autoadensável: conheça alguns ensaios e aplicações práticas!

14 maio Concreto autoadensável: conheça alguns ensaios e aplicações práticas!

Postado em 09:10h em Concreto por tecnosil-admin
Compartilhe

Os aditivos para concreto da Tecnosil podem ter funcionalidades diversas nas propriedades físicas do material e, dessa forma, agregar inúmeras vantagens às aplicações dos mais variados e complexos projetos, desde a facilidade de manuseio, até o aumento da resistência da estrutura final, formando assim, o que chamamos de concreto autoadensável.

Porém, vista a diversidade de suas aplicações, o uso de aditivos para concreto muitas vezes precisa atender à requisitos específicos de cada projeto, o que envolve, por exemplo, análises detalhadas da mistura, ensaios técnicos, avaliação de resultados, entre outros aspectos fundamentais.

E para melhor exemplificar isso, hoje, nós tomamos como base um case real de um cliente da Tecnosil. Trata-se de uma empresa multinacional, líder mundial na construção de torres eólicas e que busca uma solução que atenda requisitos específicos para a concretagem adequada de suas aduelas.

Com isso, compartilhamos a seguir alguns destes estudos, suas características e informações úteis para o case em questão, mas que também podem ser aplicadas ou personalizada aos requisitos de qualquer outro projeto.

Boa leitura!

O que é concreto autoadensável e suas aplicações?

O concreto autoadensável é obtido a partir da adição de aditivos superplastificantes e estudo de dosagens dos agregados disponíveis na obra, o que garante uma melhora na reologia do concreto tornando-o mais fluido que o concreto convencional e, por sua vez, mais homogênea, resistente e durável.

Sua aplicação é muito variável e, por apresentar uma fluidez superior, possibilita preencher espaços com a sua própria gravidade, sem necessidade, por exemplo, de equipamentos e vibrações.

É indicado principalmente para concretagens de peças armadas, estruturas pré-moldadas, painéis em concreto, lajes, vigas, postes, formas em alto relevo, entre outros, proporcionando ganho de resistência, praticidade operacional e redução de custos.

Qual a importância dos ensaios com aditivos para concreto?

Os aditivos para concreto possibilitam mudanças importantes nas propriedades físicas das misturas cimentícias, proporcionando assim diferentes características à massa final. Na prática, isso tem influência direta em variados fatores essenciais de um projeto, como resistência, segurança, custos, consumo de insumo, entre outros.

E como cada projeto pode demandar aspectos distintos, são os ensaios técnicos com os aditivos para concreto que vão direcionar e resultar na mistura mais adequada e ideal, conforme as necessidades daquela peça.

Com isso, os testes de aditivos nos concretos levam em consideração uma série de ensaios e análises técnicas pelos fornecedores e clientes, desde os níveis de cada mistura, o tempo de escoamento, adensabilidade, tempo de cura, entre muitos outros.

Quais tipos de ensaios para concreto autoadensáveis utilizados em nosso case?

Trazendo as questões destacadas acima aos ensaios realizados em nosso case na Tecnosil, nós utilizamos algumas técnicas padrões para a realização destes testes e os detalhamos melhor a seguir.

O aditivo utilizado neste case foi o superplastificante SILICON AD 60404M, um dos carros-chefes da empresa e que pode ser aplicado em diferentes outros projetos. Os requisitos necessários para esta mistura, que formaria o corpo das aduelas para as torres eólicas do cliente, basicamente foram:

  • Resistência inicial de 20 Mpa em 8 horas;
  • Mínimo 45 MPa nos primeiros 3 dias e 77 MPa nos 28 dias;
  • Manutenção de 40 minutos;
  • Ausência de exsudação e segregação.

Vale destacar aqui ainda, que os ensaios realizados no case levaram em consideração não apenas o aditivo para concreto, mas também uma dosagem ideal de outros componentes, como brita, areia, cimento e água, baseado em estudos prévios de granulometria e empacotamento de partículas.

Na prática, isso garante uma melhor otimização da mistura, reduzindo custos desnecessários e aprimorando a eficiência final do concreto.

Visto tudo isso, vamos conferir, in loco, os ensaios realizados para a obtenção do concreto aditivado deste cliente.

Slump Flow

O ensaio de Slump Flow serve para analisar a “abertura” do concreto e medição do diâmetro da massa.

A partir desta testagem, é possível também medir as questões de exsudação e segregação da mistura do concreto aditivado.

No primeiro caso, a exsudação, se dá quando há um volume elevado de água na parte superior da massa, o que não ocorre no vídeo, já que a mistura está devidamente homogênea.

Já no caso da segregação do concreto, isso ocorre quando a massa gruda na chapa, é quando há uma separação dos materiais, o que também não aconteceu nos ensaios em questão.

Caixa L

O ensaio da Caixa L com concreto aditivado visa medir a velocidade de adensamento da massa. Ou seja, ele analisa o tempo de escoamento da mistura e capacidade de passagem do volume em determinados espaços confinados.

A testagem da Caixa L para concreto também leva em consideração requisitos mínimos previstos em normas de segurança, o que, no caso da Tecnosil atende estes limites.

Anel J

A testagem do concreto aditivado com o Anel J visa, principalmente, medir e analisar as características inerentes à fluidez e ao escoamento da mistura.

A diferença para o ensaio anterior, é que neste, o anel inferior serve como uma “barreira” para a massa. Mas apesar disso, a testagem se deu positiva, já que o diâmetro do concreto atingiu aos requisitos mínimos e esperados.

Funil V

Outro ensaio padrão para concretos é o chamado Funil V, que por sua vez, visa medir o tempo e velocidade de escoamento da mistura.

Por se tratar de um concreto autoadensável, perceba que a massa não necessita de vibração para escoar, como ocorreria em uma mistura convencional.

A mistura com o aditivo permite essa fluidez mais fácil e leve, resultando no escoamento de cerca de 6s para a testagem em questão, o que é considerado ótimo e atendendo aos requisitos do cliente.

T50

Semelhante ao ensaio de Slump Flow, este teste chamado T50, marca exatamente o tempo em que o concreto atinge a marca de 50 centímetros, o que pode ser mensurado por meio de uma régua comum (vídeo) ou por marcas já definidas na chapa.

No caso da testagem do cliente, o resultado foi 1,28s necessários para chegar à esta marca.

 

Em resumo, esses foram os ensaios de concreto autoadensável realizados para um case em específico, mas que abre a possibilidade para qualquer outro tipo de projeto, atendendo aos requisitos mínimos da empresa e seguindo as normas de segurança. Vale destacar ainda que todos os testes atribuídos aqui utilizaram unicamente insumos da Tecnosil e só chegaram aos resultados satisfatórios graças à qualidade e a excelência de nossos aditivos.

Gostou? Se a sua empresa também busca soluções em concreto autoadensável e quer garantir a qualidade máxima de seus projetos, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e realizamos todos os ensaios necessários para a entregar o melhor resultado em sua obra.

(Imagens: divulgação)

Juntas de dilatação de obras de arte: o que são e quais os principais tipos?
O que são pré-moldados de concreto e qual a diferença com os pré-fabricados?


Últimas Notícias
  • 13 aplicativos de construção civil que você precisa conhecer
    10 abril, 2018
  • Aditivos para concreto: principais tipos e para que servem
    21 novembro, 2017
  • Agregados para concreto: o que são e para que servem?
    26 dezembro, 2017
  • Calçada de concreto ou paver: qual a melhor escolha?
    29 maio, 2018
  • Calor de hidratação: qual a importância para o concreto?
    03 outubro, 2017
Categorias
  • Aditivos
  • Aplicativo para construções
  • Blog
  • Cases Tecnosil
  • Certificação LEED
  • Cimento branco
  • Concreto
  • Corrosão de armadura
  • DEF
  • Grautes
  • Nanotecnologia na construção civil:
  • Obras Marítimas
  • Pavimento intertravado:
  • Piso
  • Piso de alto desempenho
  • Recuperação de Estruturas
  • Sapatas
  • Sílica ativa
  • Uncategorized
Arquivo
  • dezembro 2022
  • julho 2021
  • maio 2021
  • fevereiro 2021
  • dezembro 2020
  • outubro 2020
  • abril 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017


Contribuições para sustentabilidade.
A Tecnosil comercializa produtos para a construção civil e respeita a necessidade de balancear o desenvolvimento em um ambiente saudável.
Últimos Artigos
  • Museu do Amanhã: um marco da arquitetura no Brasil!
  • Juntas de dilatação de obras de arte: o que são e quais os principais tipos?
  • Concreto autoadensável: conheça alguns ensaios e aplicações práticas!
Contato
Estrada da Mina, 1.187
Bairro da Mina - Itupeva - SP - Brasil
CEP: 13299-484
55 11 4591-2078
vendas@tecnosilbr.com.br
tecnosil@tecnosilbr.com.br
Tecnosil

Grupo Tecnosil 2022. Todos os direitos reservados | Estratégia Digital: Web Bizz Marketing Online

TECNOSIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA – CNPJ: 09.209.228/0001-60

  • Sílica Ativa
  • Aditivos para concreto
  • Sílica Ativa em suspensão
  • Recuperação Estrutural do Concreto